TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

1. DESENVOLVIMENTO

Conceitos

A Gestão do conhecimento (GC) é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas empresas e no cotidiano das pessoas. Estamos na era do conhecimento, sabemos que, num processo lógico, toda experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade torna-se um conhecimento presente nas bancas acadêmicas, nos livros e nas enciclopédias virtuais. O Conhecimento deriva da informação é não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é fluido e formalmente estruturado.

A história sobre a criação do termo gestão do conhecimento teve seu inicio com a automação, por volta de 1970, em que os sistemas de computadores eram denominados “processadores de dados”, pretendia-se com esta caracterização conduzir a noção de grupos de dados que alimentavam computadores e os quais processava-nos individualmente ou ainda em pequenos grupos. Após esta fase iniciou-se um processo em que os dados estavam combinados com uma estrutura e rótulos, o que configurou o “processamento de informações”. A principal diferença desta fase com a anterior e que nesta os dados não eram gerenciados de forma isolada, tornou se possível estoca-los em tabelas permitindo operações um pouco mais complexas.

Segundo ROCHA (200, p. 17), o conhecimento deixou de ser um bem puramente cultural e passou a ser o principal motivo para o sucesso econômico.

A Gestão do Conhecimento (GC) é intuitiva e, portanto é difícil de ser colocado em palavras. Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p.6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medica que interage com o meio ambiente”. Os valores e as crenças integram o conhecimento, pois determinam, em grade parte, o que conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações.

A Gestão do Conhecimento (GC) surge para trazer a tona os saberes que permeiam o cotidiano empresarial e usá-los para melhorar o processo produtivo.

Segundo NONAKA e TAKEUCHI (1997, p. 79), para se tornar uma empresa que gera conhecimento à organização deve completar uma espiral do conhecimento, espiral do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com