TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem dentro das organizações e como o comportamento delas influencia no desempenho das organizações. Seus propósitos são: Explicar, identificando as causas e razões de um acontecimento; prever, através de uma ação específica eventos futuros e controlar, monitorando o comportamento humano.

O CO visa alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Ele varia de acordo com a estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.

As principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos são: aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, melhorar as habilidades humanas, administrar a diversidade da força de trabalho. Responder a globalização (aprender a trabalhar com pessoas de diversas culturas), fortalecer as pessoas, estimular a inovação e a mudança, lidar com a "temporariedade", ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o declínio da lealdade dos funcionários, motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações e melhorar o comportamento ético. Podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional o entendimento dele possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

PENSAMENTO SISTÊMICO

Pode ser definido como conjunto de partes coordenadas que se integram para alcançar um objetivo, com base nessa definição pode concluir que visão sistêmica é quando analisamos um problema por partes, em conjunto, sem perder a visão do todo, fazendo com que todos aprendam métodos diferentes de resoluções, de diversos tipos de problemas por mais complexos que sejam.

MUDANÇA

Vivemos em um mundo onde todos estão adapto a mudanças constantes, tanto na parte pessoal, como também na profissional. Às vezes as mudanças acontecem tão repentinamente que não temos tempo para nos adaptar a elas com tanta rapidez.

Assim também acontecem com as empresas, as mudanças são bem mais frequentes e precisam de mais atenção, pois envolve um “todo” da empresa, produtos, departamentos, processos, lideres, colaborados, etc. As empresas precisam ter pessoas suficientemente preparadas para conseguir acompanhar as mudanças no mercado e seguir as tendências, fazendo as coisas acontecerem e trazer sempre bons resultados. Existem pessoas que estão prontas para qualquer tipo de mudança mesmo sendo algo de risco, por um lado é bom, pois a empresa tem sempre novas oportunidades de implantar novos processos e inovar o que se atualiza no mercado. Existem também pessoas mais cautelosas, que tem “pé no chão”, esses tipos de pessoas podem ser de grande importância para empresa, pois elas podem ter prudência e continuam trabalhando com perfeição.

As empresas também correm um sério risco com mudanças totalmente desconhecidas, pois correm o risco de não conseguirem acompanhar ou fazer algo sem planejamento colocando tudo a perder com o medo, já que ele é o principal inimigo das mudanças.

As mudanças tecnológicas são de grande importância para as empresas, ajudam a dar melhoria em processos e excelência em atendimento com os clientes/ fornecedores. Elas acontecem tão frequentemente que fica até difícil as vezes de conseguir se atualizar(mudar) tão rápido.

Existe um estudo para se adequar a qualquer mudança, seja ela com pessoas, processos, produtos ou serviços. O importante é ter planejamento, e fazer sabendo que correm riscos de dar certo ou não. Mudança é alteração, modificação, quem não tem capacidade de ariscar qualquer uma hoje em dia não consegue sobreviver, tanto no pessoal quanto no profissional.

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

A inovação é imprescindível para que as empresas possam desenvolver e obter maior vantagem perante seus concorrentes e ter maiores lucros. Devem inicialmente, ter percepção e predisposição para melhorar continuamente as suas atividades para que posteriormente, possam empregar esforços para a transformação destas oportunidades em realidade. É nessa hora que a inovação exige decisões precisas, liderança eficaz e visão de futuro.

A experiência nos mostra que o mais difícil é criar a cultura de inovação nas organizações e não os processos. Para estimular a inovação em uma organização, não basta definir sua importância na posição estratégica, é muito importante que a cultura e o clima organizacional sejam favoráveis à busca pela inovação e à manifestação criativa a cultura de inovação que permite a geração de novos produtos, processos ou serviços. Infelizmente, não existe uma fórmula única, capaz de revolucionar os processos de inovação nas organizações. O processo deve ser vivo e fortalecido pelos colaboradores, já que a sobrevivência da empresa é responsabilidade de todos.

A importância da inovação, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, entretanto poucas empresas exercem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática. A inovação não está restrita somente a empresas de alta tecnologia. É uma competência que pode ser desenvolvida em qualquer tipo de empresa de qualquer segmento, pois existe uma abordagem sistêmica que auxilia as empresas a operacionalizá-la, entretanto, uma condição é essencial para que a inovação se torne uma fonte sustentável de geração de valor. Inovação organizacional é mais ampla e visam uma melhor articulação e coordenação no interior das empresas exige novas competências e atitudes por parte dos funcionários assim como de toda a organização, assumem-se como alterações fundamentais na estrutura e no sucesso atual das empresas.

Definimos o conceito de inovação organizacional como um método organizacional prática de negócios da empresa, na organização do trabalho ou relações externas desde que estes tenham sido utilizados pela primeira vez pela empresa, aplicando-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para a criação de novos produtos e serviços, à forma em que a organização atua num mercado em constante mudança, servindo igualmente como forma competitiva, com vários benefícios para a empresa, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com