TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Atividade Prática Supervisionada

Comportamento Organizacional

Profª. Bruna Cristiane de Sá

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Carina Aparecida de Matos - RA 6557252809

Hélio Pinto Machado - RA 6790424207

Odair Silva de Lira - RA 6580256840

Olmiro Lemes Ferreira - RA 6374209600

Talita Cuenca Pina Moreira Ramos - RA 6956460011

Dourados, Mato Grosso do Sul.

2013

Introdução

Comportamento organizacional é o estudo das diferentes ações e atitudes dos indivíduos, ou grupos dentro de uma empresa, escola, ou seja, em diferentes ambientes de trabalho. E seus objetivos são reduzir a ausência e a rotatividade, promovendo a cidadania organizacional.

Segundo o filósofo Emanuel Kant o autoconhecimento é o inicio de toda a sabedoria. A partir do momento que existe esta autoconsciência, todos são capazes de identificar suas necessidades e traçar sua trajetória de sucesso, revendo suas habilidades e comportamentos. A empresa prospera quando os indivíduos são gerenciados conforme suas habilidades pessoais dentro de sua função. Estimula-se o individuo, e o absenteísmo, que é um dos principais problemas dentro de uma organização é minimizado.

Atualmente, Inovar e criar são necessários dentro das organizações para melhorar o desempenho e resultado da empresa e seus colaboradores. Os impactos dessas mudanças podem ser positivos ou negativos dependendo de como o indivíduo receberá essa mudança. A empresa que não inova e não caminha com a evolução tecnologica não surpreende o mercado de trabalho, e fica atrás da concorrência. Ser eficaz e eficiente é primordial e esses dois conceitos na prática andam juntos. Neste trabalho veremos como a capacidade de produzir um efeito é importante para se chegar à qualidade daquilo que produz, com excelência.

Albert Einstein dizia que “não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes”. Desta forma, para alcançar objetivos cada vez mais arrojados, devemos inovar nos processos operacionais e corporativos da empresa.

Capítulo 1 - Etapa 1

No mundo moderno existe todo tipo de empresas com suas culturas e estruturas organizacionais. Algumas influenciam o planeta por meio de sua criatividade, ousadia e inovação. Essa influência tem reflexos diretamente ligados ao comportamento de seu maior patrimônio: o Capital Humano.

O Comportamento Organizacional é o estudo voltado à pesquisa científica dos processos do comportamento humano e de grupos, e seus impactos no ambiente de trabalho das organizações. Visa envolver todos no desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, promoverem o engajamento e a harmonia no seu público interno, no intuito de alcançar a produtividade. É fundamental na dinâmica, manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois norteia o trabalho dos líderes, criando a possibilidade de prever e evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

Robert P. Vecchio em sua definição de CO, aborda que algumas pessoas alcançam sucesso, enquanto outras fracassam no mundo do trabalho. Ele também descreve que muitas pessoas são entusiasmadas e outras suportam o trabalho. Diante desses fatos, o autor diz que “a maioria de nós frequentemente nada faz além de especular sobre os fatores que afetam nossa vida de trabalho”. Para Vecchio, estudiosos descobriram por meio de pesquisas científicas um campo voltado aos processos comportamentais no âmbito de trabalho denominado Comportamento Organizacional. Segundo ele, este campo é muito amplo, pois engloba atitudes, motivação, e desempenho dos colaboradores, entre outros. Para comprovar sua tese, ele destacou que no século XIX, durante a Revolução Industrial, surgiu uma linha de pensamento: o método das relações humanas, relacionada á psicologia, que enfatizava o valor da motivação e das atitudes para explicar o comportamento dos trabalhadores. Este método obteve grandes resultados e aceitação porque ficou demonstrado que certos fatores sociais, grupos sociais informais, relações entre gerentes e colaboradores e o inter-relacionamento no ambiente de trabalho desencadeiam o desenvolvimento das organizações como um todo. Estes estudos ficaram conhecidos como “Estudos de Hawthorne”, pois foram conduzidos na fábrica de Hawthorne, Wester Eletric Company, localizada nos subúrbios de Chicago. Estes estudos trouxeram importantes conhecimentos sistemáticos no comportamento dos trabalhadores da época.

Allan R. Cohen e Stephen L. Fink, em suas definições de CO, relataram que a algum tempo atrás os empresários visualizavam seus negócios como na Era Industrial, à máquina, e tudo girava em torno dela. Atualmente eles veem a empresa como um sistema vivo. Eles afirmam que no presente século em que as mudanças chegam rapidamente e ameaça erradicar empresas e atividades de setores importantes da sociedade, as organizações necessitam de todos os órgãos dos sentidos, emoções e mentes humanas para agirem de acordo com suas habilidades, conhecimento e crenças. A tendência dessa nova visão é a sobrevivência. As organizações se desenvolveram porque seres humanos passaram a resolver problemas complexos no seu interior e fora dela. Enfim, o mundo do trabalho está mudando e quem não acompanhar se perderá no tempo. Os autores narram, que o estudo do comportamento Organizacional é fascinante, pois as mudanças de mentalidades humanas e organizacionais são globais. As empresas diante das regras governamentais, as forças de trabalho diversificadas, as perspectivas com lideranças, novas tecnologias e métodos organizacionais modernos são o desafios desta nova geração.

Pode-se comparar entre Vecchio e Cohen/Fink, o primeiro afirma categoricamente que o CO é um estudo científico e análise profunda do comportamento humano e de grupos nas organizações baseado na Sociologia, antropologia, ciências políticas, com maior ênfase na psicologia. Enquanto que Cohen/Fink apresentam um brilhante trabalho sobre o comportamento humano e de grupos dentro das organizações, não abordam a análise temática junto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com