TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

A fábula da Cigarra e da Formiga (Jean de LA Fontaine)

Muitos de nós quando éramos crianças aprendemos sobre a fábula da Cigarra e da Formiga. Nesta história vemos a pobre cigarra morrer de fome e frio porque não foi disciplinada e organizada como a formiga. A cigarra só tocava e cantava, enquanto a outra recolhia folhas para o suprimento do inverno rigoroso que se aproximava. Quando o inverno chegou a cigarra pediu abrigo para a formiga, ao que essa lhe respondeu: “Não ficastes só a cantar? Agora dança!”

Moral da história: Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro.

A mesma CIGARRA, a mesma FORMIGA, mas outra moral da história (Andréa Mele Peixoto)

Hoje talvez essa história tivesse outro desfecho. Poderíamos imaginar que a formiga tendo uma competência voltada para organização operacional, pudesse desenvolver outra competência, a artística, musical, e, em contrapartida ensinar a sua competência para a cigarra - trabalho operacional. Bom, ainda que ambas não quisessem desenvolver outras competências, ou, aprender outras habilidades, a formiga poderia ter feito uma parceria com a cigarra e trabalhar ao som de uma bela melodia, aliviando o cansaço do trabalho braçal. Em troca daria como pagamento à cigarra abrigo e comida. Afinal, na chegada do inverno rigoroso, ambas presas no abrigo, sozinhas, sem ter nada para fazer, seria bem interessante ouvir uma boa música, não é mesmo?

Nos dias atuais não é segredo para ninguém que a aprendizagem organizacional está incorporada no processo de aprender na diversidade, considerando que os ambientes de trabalho vêm envolvendo cada vez mais profissionais de diferentes gerações, culturas e conhecimentos.

Então o que facilitaria o desenvolvimento/aprendizagem da “Cigarra” e da “Formiga”, considerando que ambas sejam duas áreas diferentes de uma mesma organização?

Resposta Selecionada: e.

Visão orientada ao futuro, comportamento estratégico, cultura aberta para falhas e insucessos.

Resposta Correta: e.

Visão orientada ao futuro, comportamento estratégico, cultura aberta para falhas e insucessos.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Visão orientada ao futuro, comportamento estratégico, cultura aberta para falhas e insucessos.

Como vimos na Unidade 4, se as duas tivessem somado as diferentes competências e recursos, apresentando um comportamento de aprender a aprender continuamente, de aprender com seus erros e se adaptarem às mudanças do meio externo, ambas teriam sobrevivido e teriam um grande ‘diferencial de mercado’, garantindo a competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com