TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

Comportamento Organizacional

No geral o texto base indicado para pesquisa, fala do comportamento individual e grupal de uma organização.

No caso individual, fala resumidamente em personalidade, integridade e habilidades das pessoas. Com isso instrui a organização a conhecer seu grupo e saber o que estes pensam, falam e executam. Assim organização deve saber a trabalhar as individualidades através de remuneração, benefícios e treinamentos. Sendo assim os colaboradores trabalham satisfeitos, e ajudarão a empresa a chegar a seus resultados.

As pessoas com seu comportamento são a base para os resultados da empresa, exercendo algumas virtudes como liderança, motivação e pró- atividade.

No caso do comportamento grupal as pessoas, podem ser influenciadas umas pelas outras, mas isso nos leva a ver que as pessoas agem intuição, pois as que usam mais o razão não se deixam influenciar pelo grupo. Uma organização que qualifica, que ajuda no crescimento do colaborador pode estar se blindando quanto a influencia das “lideranças negativas” e fazendo com que a equipe fique mais coesa.

Hoje a organização é uma parte muito importante da vida de seu colaborador, pois ajudam a moldar comportamento de seus colaboradores, se a empresa cobrar por produtividade ela vai ter produtividade, pois o colaborador vive muito mais a organização do que sua própria família.

A organização tem que incentivar as inovações, com benefícios e com recompensas sendo assim o grupo ou a equipe ira trabalhar para inovar e enxugar processos e economizar recursos.

Mas tudo isso só é possível com a organização proporcionando, um bom clima organizacional, um bom ambiente de trabalho e um bom planejamento da empresa.

O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Isto quer dizer que o Comportamento Organizacional analisa a relação das pessoas em seu ambiente de trabalho, como interagem com grupo que convivem, e o que esse comportamento afeta no desempenho destas organizações.

Para o estudo do comportamento organizacional o apoio de várias ciências socias, é um processo fundamental para sua melhor compreensão. E a contribuição destas disciplinas: a psicologia, a sociologia a antropologia e as ciências políticas nos ajudam a melhor entender as relações organizacionais.

Comparando as definições de Comportamento Organizacional o autor Eduardo Soto nos mostra em seu livro: O Impacto das Emoções que o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações e usa o estudo sistemático para melhorar as previsões do comportamento que normalmente se fariam somente com a intuição e se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e organizações. Para efetuar o estudo em questão os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Outro autor Andrew J. Dubrin nos traz em seu livro Fundamentos de Comportamento Organizacional, a idéia de que é o estudo do comportamento humano no local de trabalho e a interação entre as pessoas e a organização em si e suas principais metas são : explicar, prever e controlar o comportamento, enfatiza também que refere-se ao processo e não ao conteúdo do trabalho administrativo. E para isso os especialistas precisam coletar informações sistematicamente, conduzir pesquisas para melhor entendimento do contexto, freqüentemente são usados três métodos de coleta de dados que são: pesquisas (normalmente questionários), entrevistas e observação direta de comportamento. Quatro métodos largamente usados também são o estudo de casos, experimentos de laboratórios, experimentos de campo meta análises.

Conforme vimos anteriormente com os dois autores acima o estudo do comportamento humano nas organizações tem o papel de extrema importância para os indivíduos, tanto para o aprimoramento da eficiência organizacional como para o crescimento pessoal de seus colaboradores e está em constante busca de novas oportunidades para sua auto-realização e desenvolvimento.

Segue comparativo de sistemas aberto e fechado:

SISTEMAS ABERTOS:

* Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de inúmeras entradas e saídas;

* São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio;

* Mantém um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza através de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto organização;

* O modelo de sistema aberto é um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos.

* É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes;

SISTEMAS FECHADOS:

* Não apresentam intercâmbio com o ambiente que os circunda, pois são herméticos à toda influência ambiental;

* Não recebem influência do ambiente, nem influenciam o ambiente;

* Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora;

* Tal denominação é dada aos sistemas, cujo comportamento é determinístico e programado para operar com pequeno e conhecido intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente;

* São sistemas mecânicos como máquinas e equipamentos;

3- Capitulo 2

Pesquisa sobre INOVAÇÃO

• Como você vê o progresso da inovação nas Organizações brasileiras?

Na opinião da maioria das pessoas as Organizações brasileiras não são muito inovadoras, muitas delas foram montadas para somente produzirem com recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com