TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 9

3. INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano, que foca suas atitudes dentro de uma organização.

A importância desse estudo é aumentar a produtividade, melhorar desempenho, reduzir faltas, rotatividade e promover qualidade de trabalho.

Em uma instituição onde há colaboradores comprometidos, podem ser criadas estratégias para melhor convívio, correções políticas e práticas, reorganização de grupos feitos através de uma análise de semelhanças e que provavelmente obterão um melhor desempenho dentro da organização.

Dentro do Comportamento Organizacional, usando a eficiência e a eficácia, o administrador leva ao sucesso o seu empreendimento.

A eficiência é a forma como uma atividade é feita enquanto a eficácia se refere ao resultado da ação.

A eficiência é fazer certo, é a capacidade de o administrador obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos enquanto a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, fazer o que é certo para alcançar seu objetivo.

“Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. (Paulo Sandroni – 1996)

4. CAPITULO 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional estuda o desempenho das pessoas dentro do ambiente de trabalho e de como esse desempenho influencia diretamente a organização. O estudo busca o bom funcionamento da organização e do indivíduo, por si só, conquistando assim um bom relacionamento entre eles. Sendo assim, o Comportamento Organizacional busca efetivar os objetivos pessoais tendo como recompensa satisfação no trabalho e auto-realização.

Comparação entre definições de Comportamento Organizacional

Definição um: Segundo John A.Wagner, com o livro Comportamento Organizacional criando vantagem competitiva, defini-se que Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.

Isto é o comportamento está enfocado a observar o indivíduo por si, buscando facilitar o entendimento de processos grupais e organizacionais, assim proporcionando melhoria e crescimento em união do indivíduo e da empresa.

Definição 2: Segundo Stephen P. Rocins, Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza- se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, relatividade, desempenho humano e administração.

Chegamos à conclusão então, que o estudo de Stephen é mais direto, ele visa e prioriza a melhoria da empresa com base no estudo dos indivíduos, assim aprimorando a eficácia organizacional.

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional:

Sistema aberto 1. Organização Social 2. Ser humano 3. Reino animal 4. Vida vegetal 5. Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula Sistema fechado 6. Sistema Cibernético simples: Termostato 7. Sistemas Dinâmicos simples: Mecanismo de Relógio 8. Sistemas Estáticos Simples: Estrutura.

5. CAPITULO 2

Inovação significa elevar a criatividade a um nível superior, requer movimentação produtiva, determinação e persistência. Inovar é adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade de uma empresa.

Exemplificamos três tipos de inovação:

Inovação de produto: Onde o produto já existe e são acrescentados alguns atributos. Ex: Moto com partida elétrica em comparação a moto convencional.

Inovação de processo: Mudança no processo de produção do produto ou serviço gerando um aumento de produtividade e redução de gastos. Ex: produtos produzidos por máquinas em comparação aos produzidos pelos operários humanos.

Inovação de modelo de negocio: Não há mudança no produto e sim de como ele é levado ao mercado. Ex: o automóvel que é alugado ao consumidor em comparação ao modelo de negocio tradicional em que o veiculo é vendido.

Inovação = criatividade + produtividade + idéias + ação

Baseando-se na pesquisa feita há diversos empreendedores relatamos abaixo as respostas de forma resumida:

1-O que é inovação?

Inovar é partir de algo conhecido e promover mudança estabelecendo metas envolvendo crescimento do trabalho de produção e acima de tudo da pessoa profissional e especialmente como ser social em desenvolvimento junto á sociedade.

Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza.

2-Você acha que é importante a inovação dentro da sua empresa?

Sim, claro inovar envolve crescimento, ganho de campo e de ação etc..

Sim, pois é com ela que eu consigo me destacar no mercado me diferenciando dos concorrentes.

3-Como você aplica essa inovação?

Partindo da realidade e estabelecendo metas.

Atendendo bem os meus clientes.

4-Que efeito ela trouxe para a sua empresa?

Inserção no contexto em que atuo.

Trouxe vários, mas a principal vantagem foi o aumento de clientes.

5-Quais os riscos que você assume ao inovar?

Poucos, fundados em conceitos estabelecidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com