TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSORA MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

Angra dos Reis, 19 de Abril de 2012.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – ANGRA DOS REIS

ALMIRA SANTANA – 365923

RENATO MARCOS – 383278

RAFAEL TEIXEIRA – 364139

MARIA SAMARA – 372673

KARINA FROTA – 362926

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLINA DE

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DADA PELA PROFESSORA

MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

NA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PARA OBTENÇÃO

DE NOTA DO 1° SEMESTRE

DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.

ANGRA DOS REIS

2012

INTRODUÇÃO

Quando falamos em comportamento organizacional estamos falando do comportamento humano, das atitudes e ações do ser humano perante á um grupo. As diferentes personalidades que se misturam dentro de uma empresa precisam além de estudadas, serem compreendidas por quem administram a mesma.

O ser humano com seu potencial e criatividade fazem com que a empresa atinja seus objetivos e alcance o sucesso. A inovação é um ponto importantíssimo. De nada vale criar e não inovar. O mercado precisa de produtos que inovem e que tenha diferencial, causando impacto, levando assim o público alvo á curiosidade.

Outro ponto que é indispensável é o trabalho em equipe. Quem nunca ouviu falar do ditado: Um por todos e todos por um! Em uma organização não é diferente, para que uma equipe saia vitoriosa é preciso que seus membros trabalhem por um só objetivo: o sucesso da empresa, o que é impossível se ter sem união, respeito e cooperação de todos os membros da equipe.

Existem dois conceitos muito importantes que muita gente acha que são a mesma coisa: a eficiência e a eficácia. Apesar de estarem ligadas, suas definições são diferentes. Eficiência consiste na qualidade que se tem de efetuar um determinado objetivo, já a eficácia consiste no resultado do mesmo.

Para todo trabalho em grupo faz-se necessário ter um líder. O líder tem o papel de orientar e motivar seus companheiros, o que só fortalece o ambiente de trabalho. Para liderar é preciso passar amizade, compreensão e sem dúvida companheirismo, para que todos saiam satisfeitos e além de tudo vencedores.

CAPITULO 1

Podemos definir comportamento organizacional como uns métodos que as empresas têm para empregar pessoas com alto desempenho com isso criam se bons locais para se trabalhar, também conseguem influenciar na produtividade, com mais rapidez e qualidade que é essencial nos dias de hoje e conseguem superar vários tipos de pressões econômicas, culturais, política, etc.

Ele estuda vários tipos de campo para ter mais conhecimento como: pessoas, grupos, estrutura, etc., para que as empresas trabalhem com mais eficaz e render bons frutos no futuro. Podemos dizer então que a melhoria das pessoas e conhecimento maior que elas vão ter gera motivação, satisfação em ir ao local de trabalho todos os dias, comunicação, liderança, etc.

Para administrar uma empresa precisa ir mais além do que as funções básicas e o comportamento organizacional ajudam muito, pois está sempre buscando conhecimento e inovações para que prosperem sempre e vai saber sempre a lidar com a concorrência que vai encontrar no mercado.

Para Dubrin comportamento organizacional é o estudo das pessoas no trabalho, como ele se relaciona no ambiente, como se organiza, se tem atitudes, entre outras. Com isso gera conhecimento de como as pessoas agem dentro de suas organizações, enquanto Robbins tem como comportamento organizacional um campo de estudos sobre pessoas, grupos e estruturas dentro de suas organizações para que elas se aprimorem cada vez mais para ter mais eficácia na organização.

No quadro abaixo podemos entender como funciona o sistema aberto e o sistema fechado:

Sistema Aberto Fechado

Definição Apresenta relações de intercâmbio com o meio ambiente.

Através de entradas e saídas trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. Não apresenta intercâmbio com o meio que o circunda.

São herméticos a qualquer influência ambiental.

Não recebem influência do meio ambiente e também não influência.

Exemplos Nível dos indivíduos, nível dos grupos, a sociedade,... As máquinas

Níveis Sistema aberto auto regulável

Vida vegetal

Reino animal

Ser humano

Organização social Sistema estático simples

Sistema dinâmico simples

Sistema cibernético

CAPITULO2

Sabemos que nos dia de hoje poucos são aqueles que inovam, por vezes preferem trazer algo novo para o mercado do que inovar o seu produto, e temos que inovar algo que já existe, trazendo a todos os lucros satisfatórios e econômicos.

Inovar no Tempo em que vivemos é sinônimo de renovar. Significa empreender e agregar idéias novas a conceitos pré-definidos. Trazer valor a produtos e serviços através de criatividade e liderança por diferenciação é também criação de novas formas de se chegar a objetivos,principalmente temos que desenvolver isso em um ambiente em que haja interação e motivação pois assim os resultados serão os melhores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com