TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Antes de definirmos Comportamento Organizacional faremos uma breve definição sobre Organização. Podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.

Alguns fatores são fundamentais para o funcionamento de uma Organização: Coordenação de ações, recursos, eficácia, objetivos, contexto.

Com base no entendimento em Organização definiremos o Comportamento Organizacional, o contexto em que ele se apresenta suas dimensões e como as organizações estão fazendo para efetivar as dimensões da CO. Através de uma pesquisa de campo, analisaremos a velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações. Abordamos as principais características de uma equipe, sua atuação e a relevância da liderança para as organizações. Compreendendo temas como Eficácia, eficiência e a relevância da comunicação no contexto organizacional. E concluiremos demonstrando o conhecimento obtido através destas pesquisas.

CAPÍTULO 1

1.0 DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Em uma definição resumida, comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Então podemos definir Comportamento Organizacional (CO) como uma ‘cultura’ que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer clientes.

O Comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.

Atualmente, o comportamento organizacional encontra-se dividido em três áreas distintas de estudos:

Psicologia (percepção/concepção): Análise de cada indivíduo

Sociologia: Análise de grupos de indivíduos

Antropologia: Análise cultural dos indivíduos

1.1 SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Efetuadas a pesquisa de dois autores a respeito dos sistemas abertos e fechados, segue quadro comparativo com as diferentes visões, para, em seguida, realizar-se abordagem a respeito de ver as organizações e suas relações com os sistemas fechados e abertos.

Ludwig Von BERTALANNFY apresenta os conceitos de sistemas fechado e aberto, segundo o qual os sistemas fechados não têm entradas nem saídas para o ambiente tudo o que acontece nesses sistemas é restringido aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependência entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias.

Maria José Esteves VASCONCELLOS define o sistema fechado tanto ao input de energia quanto ao input de matéria, como o caso do universo como um todo. O sistema fechado seria fechado aos inputs de matéria, mas seria aberto a inputs de energia, como no caso da biosfera ou de um ovo. E os sistemas abertos seriam abertos tanto a um quanto a outro tipo de input, como nos casos de uma chama ou de um organismo vivo.

QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

BERTALANFFY aborda o assunto, esclarecendo que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como, por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo; e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam mediante a construção e a decomposição de componentes (2008 p. 64-65).

VASCONCELLOS utiliza um sistema matemático no qual “os elementos de P em relações R é diferente do seu comportamento em outra relação R”. Como por exemplo, um homem em sua relação conjugal é diferente de sua relação no ambiente de trabalho. Ou seja, em cada relação o homem se comporta de maneira diferente.

CAPÍTULO 2

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS

Através da pesquisa podemos observar que a única pessoa da pesquisa que não sabe o que é inovação tem escolaridade de ensino fundamental. Independente da faixa etária, as pessoas possuem interesse ou buscam inovação. Observamos que tanto homens quanto mulheres têm interesse em inovação.

O Conceito de Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Inovação nada mais é do que novidade ou renovação e desenvolvimento de um método organizacional, nas práticas de negócio buscando a organização no trabalho ou sem suas relações externas.

A tecnologia, os acessos às informações ficaram cada vez mais fáceis e isso faz com que as organizações sejam competitivas. As mudanças do tempo moderno estão modificando a vida do ser humano que se tornou criativo, competitivo, inteligente e melhor perante a sociedade, mas não bastam somente ter qualidades precisa ser uma pessoa inovadora e colocar as idéias em prática para o futuro.

As empresas precisam ser um ambiente onde as pessoas tenham coragem de inovar, mas depende muito de investimentos em pesquisas, recurso humanos, desenvolvimento, enfim e as políticas influenciam bastante nesse cenário.

Um exemplo de empresa inovadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com