TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CAPITULO 01 – CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E SISTEMAS ABERTO E FECHADO. 4

3. CAPITULO 02- A VELOCIDADE E OS EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 6

4. CAPITULO 03 – A LIDERANÇA, O TRABALHO EM EQUIPE E OS TIPOS DE MOTIVAÇÃO. 10

5. CAPITULO 04 – PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. 12

6. CONCLUSÃO. 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1. INTRODUÇÃO

No mundo moderno de hoje em que a globalização nos permite receber informações a todo instante que chegam quase à velocidade da luz, tornou-se primordial para o sucesso das organizações o fator Inovação. E para inovar é preciso que pessoas e grupos sejam bem preparados e estejam num ritmo de constante reciclagem.

A globalização apresenta desafios e oportunidades ao comportamento organizacional.

O conceito de Comportamento Organizacional nos diz que o indivíduo deve ser estudado dentro do grupo e das organizações. A valorização do fator humano, seu comportamento e o reconhecimento de suas necessidades e habilidades, resultam em melhor desempenho no ambiente de trabalho visando atingir o objetivo comum que seja lucrativo e satisfatório a todos. Esse novo conceito bem aplicado, faz com que as organizações alcancem melhor seus objetivos levando ao sucesso de maneira eficiente e eficaz, fazendo a coisa certa de forma certa.

As organizações estão sempre buscando líderes; e gestores e candidatos a gestores, que estão sempre buscando formas de aprimorar suas habilidades de liderança.

2. CAPITULO 01 – CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E SISTEMAS ABERTO E FECHADO.

Conceitos de Comportamento Organizacional:

- “Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura organizacional tem sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhor eficácia organizacional.” (Robbins, Stephen P., 1943.).

- “Comportamento Organizacional é um campo voltado a prever, explicar, compreender o comportamento humano no contexto das empresas.” (Wagner III, John A., 2006.).

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro da organização.

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização Incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Em resumo podemos dizer que o comportamento organizacional se ocupa do estudo sobre o que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho organizacional. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao vínculo entre as pessoas e as organizações, enfatiza-se o comportamento relativo a tarefas, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho e administração.

Comportamento organizacional inclui componentes básicos como: motivação, poder, liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudança, resolução de conflitos e negociação, desenho de tarefa e estresse ocupacional.

Sistema pode ser definido como uma reunião de objetos ou funções unidas por uma interação ou interdependência, ou uma rede de componentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema.

Os sistemas podem ser definidos como abertos e fechados, conforme quadro abaixo:

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

Auto-regulável: célula

A vida diferencia-se de não vida

Ex.: chamas, rios, células) Sitema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com