TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  5.760 Palavras (24 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

As organizações exercem uma grande influência na vida das pessoas, pois são elas que determinam como devemos interagir diante da sociedade. Somos constantemente influenciados pelo meio ao qual vivemos, e muitas vezes nos sentimos pressionados diante dessa dinâmica atual, onde somos obrigados a conviver com situações em nosso dia-a-dia, seja no trabalho, ou em outros ambientes, que nos levam a um processo natural de adaptação e de aceitação.

Através desse estudo, que será tratado no Capítulo I, com a definição de comportamento organizacional, vamos compreender melhor o comportamento humano dentro das organizações, foi possível a compreensão de como as pessoas agem e reagem a diferentes situações, se sabem lidar com certos conflitos, que muitas vezes ocorrem dentro das organizações, enfim são inúmeras as situações que merecem a nossa atenção.

Vivemos em um ambiente que está em constante mudança, principalmente nas áreas de inovação tecnológica. E diante disso, o Capítulo II aborda esse assunto, onde podemos analisar que muitas pessoas, mesmo não aceitando muito, são obrigadas a conviver com essa nova realidade, principalmente quem ainda está no mercado de trabalho, onde é possível vivenciar de fato essas mudanças, seja através da implantação de um novo sistema operacional nos computadores, uma nova máquina de impressão, enfim a tecnologia está em todo lugar e temos que nos adaptar a ela.

O Capítulo III fala sobre a importância do trabalho em equipe, onde cada membro é parte fundamental para que o trabalho seja concluído com êxito e a presença de um líder que saiba valorizar o potencial de cada um, contribui ainda mais para que a atividade seja concluída de uma forma eficiente e eficaz.

Finalizando este trabalho, o Capítulo IV, fala sobre a arte de se administrar, de se liderar algo, da importância de uma boa comunicação, pois é através dela que é possível se obter êxito, com a valorização das boas ideias, comunicar-se de forma clara e coerente e acima de tudo, o respeito a individualidade e a capacidade de trabalho de cada um.

CAPITULO I

DEFINIÇÃO

O Comportamento Organizacional (CO) é a ciência ou matéria que se dedica ao estudo do que as pessoas fazem nas organizações, analisando como interagem nestes ambientes organizacionais, tendo como foco a busca de explicações que impulsionam determinados fatos a ocorrerem, prever o que pode acontecer futuramente e direcionando assim, as ações para um objetivo específico, o seu sucesso, eficiência, eficácia e prevenção de danos e prejuízos.

Baseando-se nisso, o Comportamento Organizacional (CO) nos remete à importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, que busca tratar com exclusividade dos seus indivíduos, grupos e de toda sua estrutura, observando que o comportamento de cada pessoa recebe alterações do ambiente, da interação entre as pessoas e também da cultura de cada organização, visando é claro, que o comportamento da equipe resulte em tomada de atitudes sensatas e motivadas e assim promover o crescimento pessoal, a satisfação no trabalho e a melhoria da eficácia organizacional, evitando inclusive o absenteísmo, a alta rotatividade de colaboradores, o desvio de conduta no trabalho e estimulando, entre outros fatores, a cidadania organizacional.

COMPARAÇÃO ENTRE AS DEFINIÇÕES DE SCHERMERHORN JR e SOTO, EDUARDO (2005)

Schermerhorn Jr.- O comportamento organizacional é definido por Schermerhorn Jr., et all (1999), como sendo o estudo do comportamento humano dentro das organizações. Esta análise é realizada com base na busca por respostas para o comportamento individual e coletivo dentro destas organizações, através da análise de suas satisfações no trabalho, ausências e rotatividade.

O ponto fundamental a ser levado em consideração na atual economia globalização diz respeito à cultura, pois o que se aplica em determinada cultura, pode não funcionar em outra. Outras variáveis citadas e que também são constantemente analisadas pelo comportamento organizacional são o meio ambiente, a tecnologia, estrutura e as pessoas.

O foco do comportamento organizacional é a contribuição com a sociedade, segundo Schermerhorn Jr., et hall(1999) através da produção de bens e serviços, onde quando há uma demanda do meio ambiente, através da valorização de determinado produto, todos saem ganhando com o crescimento desta organização. Para se atingir este objetivo as organizações dependem do esforço coletivo das pessoas, pois é o trabalho destas que colocam em funcionamento as tecnologias existentes, instalações físicas, informação, entre outros meios disponíveis. Desta forma, onde há um esforço coletivo, é possível evitar o que ocorre com muitas empresas, que chegam à falência por falta de um gerenciamento eficiente de gestão dos recursos financeiros e de qualidade de seus produtos e serviços.

Soto (2005, p. 27) - ”O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações.” Este estudo do comportamento humano pode ser realizado através da observação direta dos indivíduos, aplicação de questionários, entrevistas, enfim são diversos os meios utilizados, para que se possa compreender como funciona a dinâmica dentro de uma organização. Através desta análise é possível avaliar o grau de produtividade, taxa de absenteísmo e os atrasos que ocorrem dentro do ambiente de trabalho, lembrado também que é fundamental se levar em consideração a qualidade do trabalho dos funcionários dentro de um ambiente corporativo.

Soto (2005) considera que essas observações são importantes, pois através delas será possível corrigir comportamentos indesejáveis no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com