TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 11

Comportamento organizacional

Introdução

Comportamento organizacional e a preocupação de estudar o comportamento das pessoas em uma organização, também pode ser definido como sendo o estudo do comportamento de indivíduos e seu impacto no ambiente da empresa. Através deste estudo pode se criar técnicas de motivação que aumentem a eficiência e a eficácia do funcionário. Eficiência e eficácia, apesar de serem consideradas a mesma coisa para a maioria das pessoas, elas possuem significados bem distintos porem são interligadas e responsáveis pelo bom funcionamento da organização. O conceito de eficiência e fazer certo, já eficácia e saber o certo. O funcionário deve ser o tempo todo eficiente para obter resultados no seu trabalho, por outro lado, ser eficaz e primordial. Eficiência e fazer tudo que for necessário para alcançar um objetivo e eficácia e fazer mais gastando menos. O bom administrador e aquele que sabe reconhecer os melhores métodos de produção, que sabe aliar a eficiência com a eficácia, que sabe quais são as necessidades do mercado e que conta com funcionários motivados e capazes.

Capítulo 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Entende- se que, cada empresa, através dos seus gestores, precisa identificar cada funcionário, e grupos nelas, pois inúmeros tipos de personalidades que, quando combinadas, podem fazer maravilhas pelos resultados e faturamentos de um empreendimento ou arruiná-lo. Como diz o escritor, economista e terapeuta comportamental; Jamil Albuquerque: "Cada gestor tem que saber como estimular as virtudes e minimizar os vícios comportamentais dos seus colaboradores. Quem está comandando precisa desenvolver a arte de lidar com pessoas difíceis; as melhores atitudes são acolher, corrigir e apoiar", As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização,

Comparação de definições, Comportamento Organizacional.

A definição do Comportamento Organizacional, por John R, ele nos relata as mudanças das organizações, e da importância de novas tecnologias, e do desafio de gerenciar uma organização de um modo inovador e moderno.

As organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época cheia de desafios (John R).

John R, nos mostra, das necessidades de mudanças de busca continua de novas idéias, de forma de transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia, buscado aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

Já Zélia Frei Berger, ela cita, em suas definições do comportamento organizacional, o desenvolvimento humano em seu ambiente de trabalho, a importância das atividades em grupo e de como se comportar diante de uma situação entre colaborador e organização da ética e de seus valores.

O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e organizações (Zélia Frei Berger).

Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; Indivíduos, Grupos e Estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

SISTEMA FECHADO

Sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra. O Sistema Fechado é formado por metas e objetivos bem racionais e a Teoria Clássica sugere o uso de algumas funções na empresa para melhor executar os atos são as funções técnicas (produção e gerenciar todas as outras), comerciais (comércio dos bens e serviços), financeiras (capitalismo), segurança (bens e funcionários), contábeis (contabilidade na empresa). É feita uma Abordagem Incompleta da Organização pois por dar ênfase demais a estrutura, tarefas e principalmente a eficiência produtiva(gerar lucro) não analisa os problemas humanos, não vê a organização como um todo, limitava-se apenas a produção. É preciso ir além e estabelecer as condições e normas dentro das quais as funções do administrador devem ser aplicadas e desenvolvidas.

SISTEMA ABERTO

Inicia-se com a Escola Estruturalista que sofreu influencia da sociologia funcionalista norte americana, sua teoria consolida a abordagem voltada para a mudança de paradigmas nas ciências sociais. Utilizará um novo conceito de "estrutura" como um conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado na mudança, irá enfocar principalmente a análise infra-organizacional e análise inter-organizacional , com múltipla abordagem, formal e informal, sintetizando a Teoria Clássica e Relações Humanas, buscando o equilíbrio perfeito.

A organização será contínua e o mais forte não será o dono (o então visto como burocrata) e sim todo o conjunto em que a organização representa, não pode analisa-la separadamente (tarefas, estruturas, pessoas, etc.) e Etzioni (fundador da Escola Estruturalista) afirma que existe várias organizações e estas tem várias características. Essas organizações passaram por várias etapas até chegar no que são, fez-se uma ampliação do estudo da interações entre os grupos sociais. Primeiramente foi a etapa da natureza (o homem buscando a sua própria subsistência), a Etapa do Trabalho (instrumentos humanos para facilitar o trabalho), Etapa do Capital (baseia-se nas crenças e nos costumes, surge o comércio através do escambo e aparecimento da moeda representando uma mudança importante) e a Etapa da Organização ( uma sociedade complexa em que cada organização exerce uma função).

OBS sobre CO Fechado e aberto: Devemos salientar que todo o trabalho de administração exige um enfoque sistêmico e que a prática sempre deve levar em conta as situações contingenciais específicas. Não existe um modelo padrão determinado de administração, pois depende de todo um conjunto, já abordados nas diversas teorias, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com