TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 1

Administrar uma empresa, nos dias de hoje, vai além das suas funções básicas como: planejar, organizar e controlar.

A empresa é muito mais do que sua estrutura física. E das suas políticas de conduta.

A empresa ou organização possuem funcionários, pessoas que trazem consigo: valores, culturas, personalidade, situações do meio em vivi diferentes um do outro.

Por isso a importância de um estudo próprio voltado para esta área, considerando meio ambiente, tecnologia, causas e efeitos.

O Gerente tem nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, importantes ferramentas diante das dificuldades geradas pela diversidade, globalização e continuas mudanças em vários seguimentos da sociedade.

O comportamento do individuo tem um impacto muito importante no desenvolvimento

da empresa, o funcionário é o cartão de visita da organização desde o recepcionista até o gerente da empresa. Pois como reza o ditado popular “a primeira impressão é a que fica”. Um Exemplo: Você vai a uma loja de sapatos muito conceituada, ao pedir que o atendente pegue um par de sapatos que esta colocada estrategicamente na vitrine, este te responde é muito caro. (por não querer ter o trabalho de para pega-lo) Ora com esta resposta Ele esta deduzindo que você não pode comprá-lo, e este comportamento vai ao mínimo te constranger, daí ou você vai reclamar para a gerência, ou não volta mais á loja.

O Comportamento Organizacional preocupa-se justamente com o estudo do comportamento dos indivíduos, das atitudes dos sentimentos, e do desempenho dos seus trabalhadores em um ambiente organizacional.

O estudo do comportamento Organizacional deixa claro que a empresa precisa tomar consciência da importância do individuo e reformular seu sistema tornando o bem estar do funcionário tão importante quanto a sua produtividade.

“Em geral, nós podemos dizer que a teoria administrativa pode basicamente salientar dois produtos, duas consequências: uma é a produtividade econômica , a qualidade dos produtos, o lucro, etc. ; é o produto humano, isto é, a saúde psicológica dos trabalhadores, seu movimento em direção á auto atualização, seu crescimento em segurança, pertencimento, lealdade, habilidade para amar, auto respeito, etc.”

Abraham

Maslow

“O comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”

John Ivancevich

Nos Textos acima Os dois autores Abraham Maslow e Jonh Ivancevich, falam da importância do individuo para uma organização.

Se o funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com