TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  6.843 Palavras (28 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 28

SANTA BARBARA D OESTE, 20 DE ABRIL 2012

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As organizações só existem pela interação entre os indivíduos. São eles os responsáveis pelo sucesso ou fracasso do empreendimento. Uma organização é uma unidade social consciente e coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo. Comportamento organizacional é o termo mais utilizado para definir a importância das habilidades humanas em uma organização, e seus impactos dentro delas. São três dimensões estudadas no comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura; O objetivo e fazer com que organizações trabalhem mais eficazmente.

O comportamento organizacional se preocupa com as atitudes das pessoas nas organizações. Em especial quando à motivação, comportamento, poder de liderança, comunicação interpessoal, estruturas e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processo de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse.

Sem um efetivo investimento nos indivíduos, dificilmente uma organização será eficaz. Daí a importância das pesquisas sobre comportamento organizacional.

01

Capitulo 1:

Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático (abordagem da realidade) focado em ações, atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Com intuito de alcançar produtividade, reduzir o absentismo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Propósitos: As finalidades do Comportamento Organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionam determinados fatores e acontecimentos. Está relacionada a resultados alcançados estabelecido através de uma ação específica.

Variáveis: Estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

Os principais desafios do Comportamento Organizacional é aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos e melhoria das habilidades humanas trabalhando a motivação e liderança.

02

Definições comparativas de comportamento organizacional.

Comparando os autores Schermerhorn Jr. John R., e Dubrin (2003), os dois concluem da mesma forma o comportamento organizacional.

Eles compreendem que o Comportamento Organizacional è o estudo de indivíduos e grupos em Organizações. È um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho, pequenas e grandes empresas, com ou sem fins lucrativos. Que aprender Comportamento Organizacional ajuda a obter maior compreensão do trabalho, de si mesmo e de outras pessoas. Também pode expandir o potencial do sucesso da sua carreira nos ambientes de trabalho dinâmicos, mutantes, complexos e desafiadores de hoje e do futuro. Ele modela nossos comportamentos e influencia as nossas necessidades e motivos em diferentes organizações ou em grupos da mesma organização, incentivando nossa produtividade, e as respostas rápidas a desafios administrativos variados. Sua grande característica está em superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Eles compreendem que o comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano com foco nas ações e atitudes das pessoas no ambiente das organizações. Tem como intuito alcançar o nível esperado de produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com