TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

Comportamento Organizacional:

Uma visão Geral do Caminho a Ser Trilhado

A Educação E A Utilização Do Conhecimento.

"Segundo Alfred North Whintehead a educação é fundamental não importa a disciplina deste que ela seja útil ;e se não for se torna um talento escondido; as ideias teóricas devem sempre concentrar importantes aplicações nos currículos dos alunos.

E os conhecimento que os universitários tiverem deve ser utilizado para engressar no mercado de trabalho assim contribuir a sociedade maior onde se encontrem.

Portanto você sempre devera usar seus conhecimentos pois ele sempre sera útil..

Inteligências Múltiplas

A teoria das inteligências múltiplas, de Gardner, baseia-se em três proposições básicas. A primeira reza que “as pessoas não são iguais”. Elas não possuem os mesmos tipos de mentes. Portanto, elas são necessariamente diferentes. A segunda é uma decorrência da anterior: um processo educacional funciona com maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas ou simplesmente ignoradas. A terceira teoria diz que, no nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência.

Gardner inicia seu processo de reflexão sobre o conceito de inteligência, definindo-o como a habilidade de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais. Passados aproximadamente duas décadas, Gardner chegou a um conceito mais refinado; ou seja, a inteligência como um potencial bipsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura. A partir daí Gardner estabelece certo numero de critérios que o auxiliam a estabelecer um conjunto de inteligências, que são: “linguística, logico-matemática, musical, corporal-cinestésica, espacial, interpessoal, intrapessoal”.

Posteriormente em 1999, ele considera três novas inteligências a serem

contempladas para fazerem parte da lista original. São: inteligência naturalista, inteligência espiritual, e inteligência existencial. Alguns aspectos da obra de Gardner: o primeiro deles é que, ao ampliar o conceito de inteligência, ele traz para análise uma série de capacidades dos indivíduos que antes não eram sequer consideradas. O segundo, Gardner desafiou a crença largamente difundida de uma inteligência unidimensional, sinônima unicamente daquilo que era medida pelos testes de QI.

Pedagogia Revolucionária

Paulo Freire→ O conceito de aprendizagem de Freire é o da conscientização ou consciência critica. Ele rejeita os métodos tradicionais de educação, porque, de seu ponto de vista, não passam de processos de domesticação, capazes de transformar indivíduos potencialmente brilhantes em monótonos burocratas. O conceito “bancário” de educação, onde a aprendizagem é reduzida a nada mais do que uma transferência de dados esparsos do professor para o aluno, do especialista para o cliente, não pode ser considerado educação.

Estudar e aprender são algo bem mais simples do que geralmente julgamos. Isso por uma única razão: eles devem estar diretamente conectados ao nosso dia-a-dia, ao nosso viver quotidiano, não devendo ser estranho a ele.

Leiam dois pequenos textos selecionados de Paulo Freire e vejam se não temos razão:

O ato de estudar – A: Tinham chovido muito toda a noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do terreno. Em certos lugares a terra, de tão molhada, tinha virado lama.

Ás vezes, os pés apenas escorregavam nela. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam transportando numa camioneta cestos cheios de cação para o sítio, onde deveriam secar.

Em certa altura, perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinham pela frente. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiam a espessura do lamaçal. Pesaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedra e de galhos secos de árvores, deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da camionete passassem sem se atolar.

O ato de estudar – B: Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interprete um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistirmos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal?

Estudar exige disciplina, estudar não é fácil, porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.

Nossa única discordância com Paulo Freire é quando ele afirma que “estudar não e fácil”. Cremos que a dificuldade que ele aponta como que desaparece quando você vive a satisfação de perceber que o ato de estudar o torna uma pessoa mais sábia, que conhece melhor a realidade e capacidade de construir uma vida melhor.

De certa forma é tudo o que queremos que você obtenha com está obra.

Se a proposta de Paulo Freire for integralmente aceita, em termos sociais, há uma grande possibilidade de que nossa sociedade organizacional passe por uma transformação radical.

O equacionamento de tal dilema tem sido uma das preocupações filosóficas há milênios e, evidentemente, não é nem poderia ser objeto desse trabalho.

Organizações de Aprendizagem

O autor que melhor definiu o conceito de organização de aprendizagem foi Peter Senge.

Uma organização de aprendizagem é composta por um grupo de pessoas que procuram em bases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com