TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

As organizações podem ser comparadas ao ser humano, quando se trata de sistema, pois se algum vier a falar todo o restante é comprometido. Além de se comparar aos seres humanos elas são formadas por eles e na sua maioria necessitam deles para continuar no mercado, visto que eles não apenas são produtores mas também consomem.

Visão Sistêmatica, Inovação e tecnologia são conceitos que os administradores devem ter para saber como lidar com as organizações e em conseqüência com os indivíduos, pois são essas ferramentas que somadas às características gestoras determinam o sucesso da organização, assim como sua interação com o meio em que esta inserida.

Esse trabalho traz algumas informações sobre o conceito de organização e sobre as diferentes interferências que elas sofrem nas suas relações. Com isso serão expostos questões sobre comportamento organizacional, visão e pensamento sistêmico e inovação tecnológica.

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E SEUS SISTEMAS

Organizações são formadas por indivíduos com pensamentos, crenças, raças, sexos, comportamentos, motivos e outros fatores psicológicos e econômicos diferentes. Por causa dessas diferenças as organizações têm comportamentos variáveis, pois assim como o ambiente influencia no individuo a reciprocidade é verdadeira.

Para entender as conseqüências dessas influencias vários pesquisadores desenvolveram métodos para estudar o comportamento dos colaboradores, das empresas e dos sistemas, visando com isso estabelecer maneiras para gerencias conflitos, alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Ligado ao comportamento estão os sistemas, ou seja, um conjunto de elementos, subdivisões, com funções diferentes que se relacionam e interagem inter e externamente no desempenho de uma função. Eles têm grandes variedades e tipos, e são classificados basicamente em: Físicos (máquinas, equipamentos, coisas reais, palpáveis) ou Abstratos (planos, hipóteses, idéias ou conceitos) e Fechados (não sofrem interferência externa) ou Abertos (sofrem interferências do ambiente).

1.1. Definindo Comportamento Organizacional

O que é Comportamento Organizacional?

Em simples palavras é o modo como as organizações se comportam internamente e externamente, sendo esse comportamento definido/moldado pelas pessoas que trabalham no local e suas interações. Esse comportamento refere-se aos processos e não ao conteúdo do trabalho em si.

Tem como variáveis: estrutura, clima e cultura organizacional; ambiente de trabalho; planejamento e habilidades interpessoais. Que são estudadas dentro das organizações, com o intuito de ajudar a prever, explicar e possibilitar a compreensão dos comportamentos organizacionais, baseando-se nos comportamentos humanos. Pode ser dividido em três áreas: micro, meso e macroorganizacionais em ordem crescente: estuda o comportamento do individuo sozinho, passa para o comportamento grupal e posteriormente para o âmbito individuo-empresa.

1.2. Sistema Aberto e Sistema Fechado

Os sistemas são subdivisíveis e existem dentro de outros sistemas, além disso, na maioria são abertos e as funções dependem de sua estrutura.

Segundo algumas teorias administrativas os “Sistemas são constituídos de quatro elementos básicos:

a. Objetivos: são partes ou elementos do conjunto. Dependendo da natureza do sistema, os objetivos podem ser físicos ou abstratos;

b. Atributos: são qualidades ou propriedades do sistema e de seus objetos;

c. Relações de interdependência: um sistema deve possuir relações internas com seus objetos. Essa é uma qualidade definidora crucial dos sistemas. Uma relação entre objetos implica um efeito mútuo ou interdependência;

d. Meio-Ambiente: os sistemas não existem no vácuo; são afetados pelo seu meio circundante.”

Sistemas Abertos

É aquele que interage como meio-ambiente, fazendo trocas. Tendo como base entradas, processos, saídas e “feadbacks”. Tem capacidade de adaptação ao meio ambiente, de crescimento, mudanças e reprodução.

Por ter essas características, adaptasse ao meio onde esta, interage com ele, sofre alterações e também por raras ocasiões pode alterar o ambiente.

Sistemas Fechados

Em suma, são aqueles que não interagem com o ambiente, não fazendo trocas, não sofrem influências. Na atualidade, as organizações, vista como um todo, não tem esse tipo de sistema, pois dependem de interações, trocas, opiniões dos meios externos e internos, dentre outras variáveis para se aprimorar, desenvolver, adaptar-se, evoluir e, conseqüentemente continuar no mercado.

Outra definição de Sistema Aberto e Fechado é feita por Kenneth Boulding que agrupou e hierarquizou os sistemas segundo a complexidade de que se revestem, sugerindo oito níveis:

Como observado na tabela acima, os três primeiros são considerados sistemas fechados, pois mesmo dentro de uma organização eles não sofrem interferência do ambiente, pois são considerados estáticos, de dinâmica simples e auto-reguladores que se mantém em determinado equilíbrio dentre os limites estabelecidos, respectivamente. Os níveis subseqüentes vão se envolvendo, comunicando e estabelecendo trocas com o meio, logo tornam-se um sistema aberto.

Nessa teoria o interessante é observar como o autor trabalha a questão de sistema aberto e fechado, diferente dos outros que aplicam a teoria na organização num todo sem divisão ou subsistemas, ele desmembra a empresa, ou seja, considera não só o todo mais sim, desde a parte física, passando para as pessoas e processos, ate chegar às trocas com o ambiente externo que seria o momento que ela passa a interagir com o mundo.

2. VISÃO SISTÊMICA E GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS

Assim com exposto no capitulo anterior, as empresas são Sistemas Abertos, conseqüentemente interagem com o mundo interno e externo e vice-versa. Sendo elas um sistema, precisam ter uma visão das partes para somá-las ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com