TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.472 Palavras (10 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 10

Texto de Apoio 1 (3º Ano do Curso de Gestao)

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

I. Natureza e Escopo do Comportamento Organizacional

1. As Pessoas e as Organizações:

• Reciprocidade entre indivíduos e Organização;

• Conceito de Organização

2. O Significado do Comportamento Organizacional:

• Conceito de Comportamento;

• Conceito de Comportamento Organizacional;

• Determinantes do Comportamento;

• Características do CO;

• Níveis de Análise do CO.

1. As Pessoas e as Organizações

Para ultrapassar as suas limitações individuais, as pessoas se agrupam para formar organizações, no sentido de alcançar objectivos comuns. Assim, tanto indivíduos como as organizações possuem objectivos a alcançar. A interação entre pessoas e organizações é complexa e dinâmica.

Relações de Reciprocidade: entre as pessoas e a organização existe uma forte relação de reciprocidade: a organização espera que as pessoas tragam contribuições e conceder-lhes incentivos e recompensas para incentivá-los a aumentar suas contribuições. Do lado inverso, as pessoas proporcionam contribuições e esperam incentivos e recompensas em troca.

Conceito Organização: Amaru Maximiano (p.38), observa que uma organização formal é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis por uma pessoa. As organizações são grupos de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançar objectivos comuns. Há algumas características importantes que distinguem uma organização de outros grupos sociais: propósito, divisão do trabalho, coordenação e hierarquia.

Os conceitos relativos à organização fazem alusão ao termo sistema. Sistema este formado por pessoas, recursos financeiros, recursos materiais actuando de forma conjunto para o alcance de objectivos. De acordo com Chiavenato (2002) para que uma organização possa existir atende aos seguintes pré-requisitos: existem pessoas aptas a se comunicarem; actuam de forma conjunta; e trabalham para atingirem um objectivo comum. Algumas características:

• As organizações atendem necessidades da sociedade: dada a complexidade que circunda a vida das pessoas, principalmente daqueles que habitam as grandes cidades, é inquestionável o papel desempenhado pelas instituições sociais, sob vários aspectos, seja na saúde, educação, transporte, geração de empregos, lazer, dentre outros serviços que as mesmas prestam;

• As organizações alcançam objectivos: as organizações com a participação de seus colaboradores, em diversos sectores da actividade humana, permitem a realização de objectivos dificilmente alcançáveis, caso fossem desempenhados por indivíduos de forma isolada;

• As organizações mantêm conhecimento: através das universidades, dos museus e corporações todo o conhecimento adquirido pela humanidade é preservado e transmitido para as presentes e futuras gerações;

• As organizações oferecem carreiras: além de atingirem objectivos organizacionais, promovem o alcance de objectivos individuais e, de acordo com o desempenho de seus administradores, facilitam seu crescimento profissional;

Porém, para que as organizações atinjam os objectivos é necessário a participação nessas organizações de gestores capazes de satisfazerem às demandas internas concernentes ao tipo e porte de organizações por eles geridos. O desempenho do gestor está directamente relacionado à eficiência e eficácia na formulação e alcance dos objectivos propostos para uma determinada organização.

Em resumo: Uma organização é um conjunto de pessoas que actuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum. As organizações são instrumentos sociais poe meio dos quais muitas pessoas combinam seus esforços e trabalham juntas para atingir propósitos que isoladamente jamais poderiam fazê-lo. (I. Chiavenato, 2005)

Alem disso, as organizações não são estáticas e nem são inertes. Elas têm vida própria, nascem, crescem, vivem e morrem. As organizações são organismos vivos e inteligentes que se ajustam e se adaptam continua e incessantemente ao contexto ambiental em que vivem.

Os gestores das organizações desempenham papeis, funções e tarefas planificadas e estruturadas para obter resultados operacionais que garantam a sobrevivência das organizações em harmonia com o ambiente externo e com as condições internas.

2. O Significado do Comportamento Organizacional

A Sociedade humana é formada por organizações de todos os tipos e tamanhos. A vida em sociedade é facilitada pelas actividades desenvolvidas por essas organizações nos mais diversos sectores de actuação. A prestação de Serviços como: saúde, energia, segurança pública, alimentação, lazer, educação, etc. atendem as necessidades humanas através das organizações.

Conceito Comportamento: Porto, em latim, significa levar. Em português passou a forma reflexiva: portar-se. O prefixo “com” denota um modo global de levar-se, portar-se. È o conjunto organizado das operações seleccionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências.

Em sentido mais geral designa a mudança, o movimento ou a reacção de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação.

Em termos científicos, o comportamento pode ser visto:

a) Em Psicologia, o comportamento constitui o seu próprio objecto;

b) Em Biologia, designa todas as acções e reacções dos seres vivos relativamente ao meio;

c) Em Antropologia, são os aspectos da cultura necessariamente referíveis ao organismo humano;

d) Em Economia, além das decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com