TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DÉBORA THAÍS DA SILVA RA: 421845

JOSÉ RONALDO LINO DE SOUZA RA: 436779

MARILÉIA DE OLIVEIRA AZAMBUJA RA: 419370

STÉFANY SPIGUEL REAMI RA: 414141

URSINO MOREIRA SANTOS RA: 411106

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Nome professor EAD: Profa. Ma. Yaeko Ozaki

Nome do Tutor Presencial: Profa. Tatiane De Bastiane

Campo Verde Abril/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DÉBORA THAÍS DA SILVA RA: 421845

JOSÉ RONALDO LINO DE SOUZA RA: 436779

MARILÉIA DE OLIVEIRA AZAMBUJA RA: 419370

STÉFANY SPIGUEL REAMI RA: 414141

URSINO MOREIRA SANTOS RA: 411106

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho solicitado para fins de avaliação da ATPS de Comportamento Organizacional apresentado à Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial ao término do primeiro semestre, sob orientação da professora interativa Ma Yaeko Ozaki e da tutora presencial Tatiane De Bastiane.

Campo Verde – MT, 20 de Abril de 2013.

INTRODUÇÃO

O comportamento Organizacional é necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa. Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente.

Uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

CAPÍTULO 01

Definição de CO

Comportamento Organizacional é um estudo do comportamento do indivíduo no seu ambiente de trabalho, na Organização.

A personalidade de cada pessoa dentro da empresa, o seu modo de trabalho, suas atitudes.

O comportamento Organizacional preocupa-se com a eficiência e eficácia no trabalho, a melhoria das pessoas no trabalho, gerando satisfação, boa comunicação, bom convívio no ambiente de trabalho.

O CO ajuda as pessoas a lidarem com o lado pessoal e profissional, ficarem satisfeitas com as duas partes, ajuda as pessoas a serem mais satisfeitas e mais produtivas no trabalho.

COMPARAÇÕES DOS AUTORES GERALDO R. CARAVANTES E STEPHEN P. ROBBINS SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo o autor Geraldo Caravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, afim de detectar suas ações no ambiente de trabalho. Deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos. Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.

Geraldo Caravantes, também mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências no que já foi citado anteriormente. E se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção às chamadas Ciências Comportamentais, como psicologia, sociologia, antropologia e ciência política.

Já o autor Stephen P. Robbins, na definição de Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos.

Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo.

Funções dos executivos: Planejamento, Organização, Liderança, Controle.

Papéis dos executivos, são os papéis de relacionamento interpessoal, símbolo de liderança, líder (responsável pela motivação e direção dos subordinados), ligação.

Rotineiras de natureza legal ou social, membros da organização, mudanças, distúrbios sérios e inesperados, habilidades dos executivos.

Para o autor Comportamento Organizacional é um campo de estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com