TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  3.041 Palavras (13 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 13

Trabalissert

Trabalho Completo TRABALHO ATPS

TRABALHO ATPS

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Filosofia

Enviado por: monyka2011 09 abril 2013

Palavras: 3130 | Páginas: 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

CAPÍTULO 1 7

1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7

1.2. COMPARAÇAO DE DOIS AUTORES SOBRE DE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS 7

1.3. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO 8

CAPÍTULO 2 9

2.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL 9

CAPÍTULO 3 10

3.1. RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE 10

3.2. OS FRACASSOS NO AMBITO DA LIDERANÇA 10

3.2. OS FRACASSOS AMBITO DA LIDERANÇA 11

CAPÍTULO 4 12

4.1. PERCEPÇÃO 12

4.2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 13

4.2- EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 15

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre o Comportamento Organizacional, o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido. Ser eficiente é fazer o que foi proposto correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado. Eficácia é ser eficiente para alcançar o propósito. Concluímos que ao estuda o Comportamento Organizacional, deve-se basear em métodos científicos, ter uma visão sistêmica e não focar apenas no presente.

DESENVOLVIMENTO

Capitulo 1

1. Definição de Comportamento Organizacional.

Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

1.1 Comparativos sobre os conceitos de comportamento organizacional

Primeiro auto, Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano em ambientes organizacionais da interface entre o comportamento humano e a organização e da organização em si. (RICKY W. GRIFFIN e GREGORY MOORHEAD, fundamentos do comportamento organizacional, pag. 7).

Segundo autor, comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. (ANDREW J. DUBRIN, fundamentos do comportamento organizacional, pag. 02 cap. I.

QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

SISTEMA ABERTO

• Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente – AUTOR BERTALANFFY SISTEMA FECHADO

• Está isolado do meio ambiente

• Entropia negativa - AUTOR VASCONCELLOS • Entropia positiva

Bertalanffy para apresentar os conceitos de sistemas fechado e aberto, segundo o qual os sistemas fechados não têm entradas nem saídas para o ambiente tudo o que acontece nesses sistemas é restringido aos seus próprios componentes. Já nos sistemas abertos há uma dependência entre estes e o ambiente para manterem suas autonomias

Ainda a respeito dos sistemas fechados e abertos, Bertalanffy aborda o assunto, esclarecendo que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como, por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo; e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam mediante a construção e a decomposição de componentes (2008 p. 64-65). O exemplo de sistema aberto citado pelo autor é o dos organismos vivos que, por sua própria natureza e definição, são essencialmente sistemas abertos, uma vez que estão em constante interação com o ambiente, mediante a troca de energia, de matéria e de informação.

Para Vasconcelos o sistema fechado tanto ao input de energia quanto ao input de matéria, como seria o caso do universo como um todo. O sistema fechado seria fechado aos inputs de matéria, mas seria aberto a inputs de energia, como no caso da biosfera ou de um ovo.

E os sistemas abertos seriam abertos tanto a um quanto a outro tipo de input, como nos casos de uma chama ou de um organismo vivo (VASCONCELLOS, 2009, p. 208).

CAPITULO 2

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS

Pessoas que trabalham com Inovação 80%

Pessoas que não trabalham com Inovação 15%

Não sabem o que significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com