TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Segundo Rubini (2010), é possível afirmar que comportamento organizacional deriva das relações humanas, assim como da psicologia, sociologia e das teorias organizacionais. Parafraseando Chanlat at al (1996) o comportamento organizacional apresenta-se hoje como uma imensa colcha de retalhos, um campo aberto a quase todos os ventos teóricos. Porque, além do ecumenismo aparente, completamente relativo sem sombra de dúvida, observa-se no interior desse conjunto teórico heterogêneo, mesmo heteróclito, a ocultação ou ausência de certas dimensões humanas [...]. Como as ciências administrativas, o campo do comportamento organizacional parece ter se desenvolvido até o presente isoladamente, negligenciando em larga medida os conhecimentos mais recentes [...].

A partir disso é possível afirmar que o comportamento organizacional vem negligenciando ou considerando triviais diversos aspectos primordiais para a contabilidade. Esta situação aplica-se ao caso estudado nesta proposta de trabalho, no qual as atividades centrais de um contador foram ignoradas ou mal realizadas. Com isso, ainda não é possível afirmar que isso tenha se dado por influencia do comportamento organizacional, já que a infração cometida pelos empresários e sócios do grupo Schincariol fere também os princípios deste, pois nem as relações humanas são respeitadas em um caso de fraude como este.

Contudo, Rubini (2010) aponta uma questão importante, relatando que o comportamento organizacional se define dessa forma com base em dois fatores primordiais: o primeiro seria a supervalorização do econômico e os segundo é o fato dos empresários acomodarem-se e realizarem apenas atividades relacionadas ao próprio interesse. Esses fatores é que podemos afirmar que influenciaram na conduta dos empresários fraudadores da empresa Schincariol. O autor afirma ainda, que os principais esforços da empresa, em geral, têm ocorrido no sentido de potencializar a força de trabalho dos funcionários, o que configura o verdadeiro gerador de lucro para eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com