TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Os funcionários se agrupam conforme suas áreas de atuação, sendo elas banho e tosa, vendas e a área administrativa.

2.2 Como são os agrupamentos formais e informais na empresa?

Os agrupamentos dos funcionários do Pet glamour são de forma bem individual entre as áreas, Alba tem afinidade com as meninas do banho e, Éder da tosa não tem bom convívio com elas, pois Éder se comporta de forma superior aos outros, se vangloriando de seu trabalho. Rui não tem proximidade com a equipe e a mesma não o avisa do uso dos produtos e as vendedoras por sua vez, não tem compromisso, pois vivem se atrasando e apresentando atestados para justificar o não comparecimento ao trabalho, sobrecarregando assim João, que por consequência das atitudes de seus funcionários tem um mau relacionamento com sua sócia.

2.3 Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

Os conflitos mais comuns ocorrem com frequência entre Alba e seu irmão e sócio João. Alba diz que João não é um bom administrador, por isso a empresa esta com baixo faturamento João a acusa de separar sua equipe de banho e tosa do restante das outras áreas e sua falta de interesse pela parte administrativa. Existe também conflitos entre Éder e a equipe de banho, por causa de seu superego profissional e esses se conflitam também com Rui, pois não o avisam do uso dos produtos.

Tabela de grupos formais

Grupo formal Componentes do grupo Conflitos detectados EDE*

Banho e tosa Alba, Éder, Léa e Anita O superego de Éder gera mal estar para o restante da equipe, fazendo com que elas se sintam inferiores. De acordo com nossa análise:

1=4, 2=4, 3=2, 4=3, 5=1, 6=1, 7=2, 8=1

Administração Alba e João Alba julga João culpado pela queda do faturamento e João acusa alba de separar sua equipe do restante da loja e não participar da administração. De acordo com nossa análise:

1=1, 2=1, 3=1, 4=3, 5=1, 6=3, 7=4, 8=1

EDE* - Escala de desenvolvimento de equipe. 1.Grau de confiança recíproca , 2. Comunicações, 3.Grau de apoio recíproco, 4.Objetivos da equipe, 5.Tratamento dos conflitos dentro da equipe, 6.Utilização das habilidades dos membros, 7.Método de controle, 8.Ambiente organizacional.

Ao desenvolver da 3° etapa, observamos que a maioria dos funcionários do Pet Glamour se encaixa dentro do perfil informal, pois existe pouca comunicação e comprometimento entre as partes, criando assim um ambiente pesado e inadequado para que os colaboradores da loja se sintam incentivados e motivados.

Analisando a Escala de desenvolvimento de Equipe, vimos que os resultados não foram favoráveis para que a empresa tenha um bom faturamento, pois a organização é falha em muitos pontos, por exemplo, nos objetivos da equipe, no tratamento de conflito, não usam suas habilidades corretamente para que todos obtenham resultados com êxito, não valorizam a relação interpessoal, entre outras falhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com