TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

1. Os novos funcionários da Sanyo passam por um programa intensivo de treinamento de cinco meses ( comem e dormem juntos em instalações da empresa e passam férias compulsórias em resort, também da empresa), a Starbucks faz com que os novos contratados passem por um treinamento de 24 horas. Segundo os exemplos apontados, as empresas costumam realizar um processo de adaptação junto aos funcionários, independente do processo de recrutamento e seleção, pois entendem que eles podem criar problemas em relação às convicções, costumes vigentes na empresa. A organização precisa, por isso ajudá-los a se adaptar a nova cultura. Esse processo de adaptação é chamado de:

a. Interação.

b. Comunicação.

c. Individuação.

d. Socialização.

e. Sensibilização.

Uma das habilidades necessárias na vida corporativa é aquela que envolve a capacidade mental para a tomada de decisões, sabendo localizar problemas, identificando alternativas, avaliando alternativas, selecionando sempre as melhores. É uma habilidade que envolve a capacidade de processar e interpretar racionalmente as informações. Estas idéias correspondem ao conceito de

a. Habilidades técnicas.

b. Habilidades humanas.

c. Habilidades conceituais.

d. Habilidades participativas.

e. Habilidades espaciais.

PERGUNTA 3

1. Empresas como Microsoft, Motorola, Hewlett-Packard e Starbucks, possuem estratégias do tipo “as pessoas em primeiro lugar”. Existem fortes evidências que empresas bem-sucedidas são aquelas que colocam as pessoas em primeiro lugar. Executivos experientes já perceberam que os seus funcionários representam a única verdadeira vantagem competitiva. Este tipo de organização possui uma força de trabalho mais dedicada e comprometida que se traduz em funcionários mais produtivos e satisfeitos. Desta maneira, priorizar pessoas no ambiente de trabalho, faz parte do universo de estudo da disciplina “comportamento organizacional” porque:

a. As pessoas nas organizações e os seus comportamentos afetam o desempenho das empresas.

b. As pessoas e as suas forças de trabalho dão heterogeneidade às organizações.

c. As pessoas ao vivenciarem a cidadania organizacional, mostram-se mais preocupadas com o patrimônio da organização.

d. As pessoas são recompensadas através da satisfação no trabalho.

e. Na verdade, estudar o comportamento das pessoas no meio organizacional não é uma prioridade.

A Oticon A/S, fabricante holandês de aparelhos auditivos, com faturamento de US$ 160 milhões por ano, eliminou todo e qualquer resquício de hierarquia, onde todos os funcionários trabalham em estações de trabalho móveis iguais. As equipes de projetos são utilizadas para coordenar o trabalho, e não funções e/ou departamentos é que atendem este tipo de demanda. Este tipo de modelo de estrutura organizacional é um novo modelo chamado de:

a. Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

b. Organização com estrutura de equipe, com total responsabilidades operacionais e junto aos clientes. São autogerenciadas, com funcionários tanto generalistas quanto especialistas.

c. Organização virtual, que terceiriza todas as funções básicas do negócio, supervisionando diretamente as atividades realizadas dentro da empresa que respondem pela manufatura, distribuição e outras funções.

d. Organização burocrática, que possui diversos níveis gerenciais e onde o controle é exercido por meio da autoridade.

e. Organização com fronteiras, onde o comando se faz presente, atribuindo funções e tarefas à equipes de especialistas.

1. No River Hills West Hills Healthcare Center, em Wisconsin, a tecnologia da informação ajuda a coordenar as atividades entre os departamentos. As enfermeiras utilizam notepad para anotar o nome, a hora e a dosagem do medicamento dado aos pacientes. Essas informações são registradas e imediatamente transferidas para o departamento de registros. Este fato ilustra uma estrutura organizacional:

a. De amplitude de controle.

b. De cadeia de comando.

c. De especialização de trabalho.

d. De departamentalização.

e. De centralização.

Os novos funcionários da Sanyo passam por um programa intensivo de treinamento de cinco meses ( comem e dormem juntos em instalações da empresa e passam férias compulsórias em resort, também da empresa), a Starbucks faz com que os novos contratados passem por um treinamento de 24 horas. Segundo os exemplos apontados, as empresas costumam realizar um processo de adaptação junto aos funcionários, independente do processo de recrutamento e seleção, pois entendem que eles podem criar problemas em relação às convicções, costumes vigentes na empresa. A organização precisa, por isso ajudá-los a se adaptar a nova cultura. Esse processo de adaptação é chamado de:

Resposta Selecionada: d.

Socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com