TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Para produzirmos é necessário planejar, programar controlar e organizar para atendermos todos a esses requisitos a produção precisa ter um sistema de planejamento confiável, com um único objetivo para que tudo ocorra eficazmente para garantirmos produtos e serviços com qualidade.

2. DESENVOLVIMENTO

Etapa 1 - Planejamento e Controle da Produção (PCP)

O Planejamento de Produçãoé a função administrativa que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.

Com os objetivos já definidos e metas a realizar, o PCP só estará pronto para realizar o seu serviço quando estas questões forem respondidas:

• O que se deve fazer?

• Quando fazer?

• Quem deve fazer?

• Como fazer?

O PCP não só planeja a produção uma das principais características do PCP e também controlar a produção que consiste em medire corrigir o desempenho verificando se tudo esta conforme foi planejado.

A finalidade do PCP e garantir a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa, o PCP é responsável pelo controle das matérias primas,de mão de obra , de maquinas e equipamentos, e do estoque de produtos acabados; Atua antes, durante e depois de todo processo produtivo.

A área administrativa de PCP mantém uma relação com todas as outras áreas da empresa, para que ela possa usar os recursos tanto materiais, humanos e financeiros etc.

As pricipais areas no qual o PCP se relaciona são:

Aréa de Engenharia de Projetos: no qual o PCP recebe o desenho do projeto a ser produzido

Aréa de Suprimentos e Compras: PCP programa compras de materia prima e componentes para o projeto a ser planejado e produzido.

Aréa de Recursos Humanos: PCP analiza a nessecidade de mão de obra e tambem a nescessidade de novos turnos ou horas extras

Aréa de Vendas: PCP recebe o pedido de fabricação e tem informações sobre as vendas futuras para garantir a entrega de produdos acabados ao cliente,

Aréa de Produção: PCP onde tem a maior atuação planeja e controla as atividades de todo processo da produção.

O PCP esta inteiramente ligado no sistema produtivo adotado de cada empresa, existem três sistemas produtivos: Sistema de produção sob encomenda, em lotes e contínua. Cada um deses sistema exige do PCP uma forma especifica de planejamento, vajamos cada uma delas.

• Produção por encomenda

A empresa produz atravez de um pedido de venda , o PCP no inicia a produção atravez do pedido feito pelo cliente.

• Produção por lote

A empresa produz uma quantidade limidada de um tipo de produto de cada vez ,o PCP só inicia a produção de um lote após ao termino de outro.

• Produção continua

A empresa produz produtos que não apresentammuitas mudanças, e uma produção de ritimo acelerado, PCP coloca cada processo de produção em uma seguencia linear.

Para finalizar esta primeira etapa o Planejamento e Controle da Produção são fundundamentais no processo produtivo, nada nada na empresa deve ser improvisado tudo deve ser planejado e controlado no sentido de alcançar resultados excelentes.

Etapa 2 - Programação da Produção

Programação de Produção e o detalhamento do que foi planejado, e determinar como serão realizado as tarefas e operações de produção, criar um roteiro de produção por onde este item a ser produzido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com