TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

Narrativa Corporativa

Na empresa citada – BRASKEM, CEO’s da empresa reúnem-se para alinhar sobre as mensagens importantes, discutir o que deve ser reforçado, avaliar eventuais vulnerabilidades e padronizar o que pode ser feito ou respondido caso surjam questionamentos.

Logo em seguida é emitido o Relatório de Administração, onde equipes de investidores e comunicação destacam e fazem observações sucintas referente ao balanço e as estratégias.

A mensagem do presidente é encaminhada aos demais através, da Diretoria de Comunicação.

Bimestralmente, a empresa publica revistas, noticiando sobre os colaboradores, negócios e assuntos familiares.

Já na empresa CPFL, como investe e distribui energia elétrica utilizam a conta de luz como meio de comunicação ao cliente.

Os processos de comunicação realizados pela organização foram:

• Analisar;

• Comunicação;

• Avaliação;

• Estratégia;

• Eficiência;

• Inovação;

• Técnica;

• Relacionamento;

• Sustentabilidade;

• Coerência;

• Desenvolvimento;

• Cultura Organizacional;

• Ênfase.

A ferramenta de gestão a ser utilizada para unificar e padronizar as atividades é o Comportamento Organizacional.

O estudo comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.

As principais oportunidades e desafios no uso do Comportamento organizacional que podem ser citadas são:

*Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa satisfazendo constantemente o cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais;

*Buscar melhoria das habilidades humanas como motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente;

*Administrar a diversidade da força de trabalho, que é um dos desafios mais importantes e abrangentes;

*Corresponder à globalização, aprendendo a trabalhar com pessoas em diferentes culturas;

*Fortalecer as pessoas;

*Estimular a inovação e a mudança.

Organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade, ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.

Comunicação no relacionamento interpessoal

Uma comunicação interpessoal efetiva nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização.

Uma chefia que não consegue ser entendida, por não saber dar ordens, explicar de forma clara a finalidade de uma ação, compartilhar conhecimentos ou dar um feedback com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.

Acontece o mesmo com um colaborador que não consegue dar um retorno claro ao seu líder, expor seus resultados, compartilhar suas idéias e relacionar-se bem com os colegas.

Nos dois casos citados, há problemas na forma de comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado.

Para ter um bom relacionamento com as pessoas é desejável desenvolver algumas competências assim como auto- estima (considerar que você um ser único com idéias próprias e digno de respeito); autoconhecimento (conhecer a si próprio); autocontrole (controlar impulsos e emoções); motivação (determinação para alcançar seus os objetivos); empatia (saber se colocar no lugar do outro) e habilidades sociais ( agir cordialmente com as pessoas). A partir do desenvolvimento destas competências podemos direcionar nossa atenção para atitudes que poderão tornar as relações pessoais mais positivas. Entre elas estão às atitudes de conhecer a si mesmo, contrabalançar razão e emoção, compreender e respeitar a visão diferente que cada pessoa tem das coisas, instituírem relações de confiança e dar e receber feedback.

O fator principal de uma comunicação é que a mensagem emitida seja recebida da forma original, sem nenhum tipo de intercorrências.

Atitudes que facilitam ou dificultam a comunicação dentro de um grupo

Não podemos esquecer que dentro de um grupo o importante não é vencer e sim cooperar.

Todos integrantes são responsáveis pelo êxito do grupo sendo assim, delegar tarefas e solicitar auxílio em momento propício é uma boa saída, ou seja, não procure carregar o grupo nas costas. Fuja do papel de dominador, que justifica sua atitude a todo o momento alegando que ninguém queria trabalhar e do papel de tímido que justifica sua atitude alegando que o dominador não deixava ninguém participar.

Pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com