TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é Comportamento Organizacional? Como esse conceito impacta no ambiente corporativo?

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos, grupos e as estruturas dentro de um ambiente corporativo. Envolve diversas ciências para a aplicação de suas teorias, como Sociologia, Antropologia e principalmente a Psicologia. O Comportamento Organizacional procura entender e analisar os indivíduos e promover o bem estar de todos os funcionários dentro de uma empresa ou organização, de acordo com as normas capitalistas. Esse conceito impacta de forma positiva dentro do ambiente corporativo, pois disponibiliza ferramentas para boa comunicação e convivência das pessoas dentro das organizações.

2. Alguns comportamentos que adotamos no ambiente corporativo podem fazer o profissional ficar estagnado no mesmo cargo durante anos. Percepções equivocadas, emoções expressas em momentos inadequados, choques de personalidade seriam alguns exemplos. Comente essa afirmação com base no conteúdo apresentado nas unidades anteriores.

Ao adotar comportamentos considerados inadequados, ou atitudes diferentes das esperadas dentro de uma organização, é muito provável que o funcionário crie problemas para si, não obtendo avanços dentro da empresa ou até perdendo seu emprego. Ao conhecer bem a si mesmo e o que a empresa toma como valores e qual a cultura da empresa, o funcionário tende a se encaixar melhor na organização e trabalhar de forma mais fácil e produtiva. O importante é não deixar que as emoções tomem conta nas situações de stress, mas também não ignorar o que está sentindo. Assertividade, equilíbrio e boa comunicação são sempre bons aliados de qualquer pessoa no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

3. Conceitue clima organizacional.

O clima organizacional é constituído na análise dos processos de trabalho numa empresa e nas relações dos indivíduos e grupos com a organização. Os critérios para essa análise são os índices de produtividade, a frequência e as condições em que ocorre o absenteísmo, as taxas de rotatividade da empresa, a implementação da cidadania organizacional e o nível de satisfação dos empregados com o trabalho que desenvolvem. Com esses conceitos sendo aplicados de forma construtiva e positiva, os objetivos da empresa podem ser alcançados com um nível de satisfação gratificante dos funcionários.

4. Como as emoções humanas interferem no contexto organizacional?

As emoções humanas interferem no contexto organizacional de forma ampla, pois é através do conhecimento dessas emoções que pode-se promover um clima organizacional mais apropriado para atingir a satisfação e motivação dos funcionários de uma organização. Toda emoção sentida no ambiente de trabalho pauta como os funcionários reagirão frente às decisões e como essas decisões impactam o resto da empresa. A partir da análise das emoções e como elas conflitam ou não com os valores pessoais e os valores da empresa, é possível saber qual tipo de funcionário é mais adequado para cada posição ou para cada organização. Funcionários que tem suas necessidades satisfeitas de forma mais positiva, tendem a ter emoções e sentimentos mais positivos, e portanto, tendem a ter mais prazer em seu trabalho e motivação, o que acarreta em maior produtividade, menos rotatividade e absenteísmo.

5. Qual a diferença entre grupo e equipe?

O grupo se caracteriza por uma associação de pessoas que possuem objetivos e normas em comum. Os membros exercem papéis específicos (como a liderança) e há uma interdependência e uma atração interpessoal entre eles. Os objetivos de um grupo devem satisfazer as necessidades pessoais das pessoas envolvidas. Os grupos podem ser primários (família, amizades) ou secundários (grupos de trabalho, sociais).

A equipe se caracteriza através de um esforço coordenado, de sinergia positiva, e onde os esforços de cada um de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com