TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO MANAUS-AM

ADMINISTRAÇÃO

GLEYCE DA SILVA SOUZARA 408405

NINA KAROLINA LIMA DA SILVARA 437798

ROBERTO ROMANO DOS REISRA 427940

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

MANAUS – AM

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO MANAUS-AM

ADMINISTRAÇÃO

GLEYCE DA SILVA SOUZARA 408405

NINA KAROLINA LIMA DA SILVARA 437798

ROBERTO ROMANO DOS REISRA 427940

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

MANAUS - AM

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 4

CAPITULO 1 5

1.1. Comportamento Organizacional 5

1.2. QUADRO 01: Quadro Comparativo entre Sistemas Abertos e Fechados. 5

CAPITULO 2 6

2.1. Conceito de Inovação 6

2.2. Inovações Tecnológicas 8

CAPITULO 4 10

4.1. Percepção e Comunicação na Arte de Administrar 10

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

As constantes e progressivas mudanças na sociedade do mundo atual levam a que, cada vez mais, a qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações sejam um motivo de preocupação por parte de seus gestores. A crescente preocupação em dar a resposta às necessidades dos clientes, em enfrentar a concorrência e a cima de tudo em se manterem atualizadas às constantes mudanças do mercado socioeconômico, requer competências humanas de alto grau de refinamento por parte de seus gestores.

Compreender todo o ambiente envolvente das organizações é fundamental para o sucesso das mesmas na medida em que permite aos profissionais, designados para o efeito a possibilidade de planear, organizar e atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos.

A compreensão do comportamento dos seus colaboradores quer a nível individual ou em grupo, constitui um das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e consequentemente, conduzam a melhores resultados por parte dos mesmos, contribuindo para o sucesso da organização.

É, no entanto importante salientar que embora o estudo do Comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso é necessário ter em consideração que as pessoas são diferentes, o que leva a que sejam tomados em consideração certos fatores situacionais, ambientais e até mesmo genéricos que contribuem paracomportamento de cada uma dessas pessoas.

Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional e um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos das organizações.

CAPITULO 1

1.1. Comportamento Organizacional

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas e estratégicas administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexibilidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Bertalanffy e Vasconcelos que lidam com a temática do Comportamento Organizacional faz-se a analise que segue:

Segundo Chiavenato (2004), o comportamento Organizacional tem como atuação o estudo do comportamento em si de cada um dos indivíduos que constituem as organizações, faz comparações quanto ao comportamento institucional, e ainda faz uma analise de como está a sua estrutura. E ainda é de extrema importância para as organizações, pois cria possibilidade para que estratégias sejam desenvolvidas corretamente para atingir as metas estabelecidas.

E segundo Caravantes(2009), Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa individual e em equipe, a fim de detectar suas ações no ambiente de trabalho. E também deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos. Em geral os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, sua eficiência, eficácia e efetividade.

1.2.QUADRO 01: Quadro Comparativo entre Sistemas Abertos e Fechados.

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

1. CHIAVENATO Segundo Chiavenato (2003), o sistema aberto é um conjunto de partes em constante interação e interdependência, constituindo um todo sinérgico (o todo é maior do que a soma das partes), com dupla capacidade de influenciar o meio externo e ser por ele influenciado. Segundo Chiavenato (1987), sistemas fechados são os sistemas que não apresentam intercambio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. não recebem nenhuma influencia do ambiente e também não influenciam o ambiente.

2. VASCONCELLOS Segundo Vasconcellos (2009), os sistemas abertos seriam abertos tanto a um quanto ao outro tipo de input. Ex: Chama.

Segundo Vasconcellos (2009), o sistema fechado seria fechado aos inputs de matéria, mas seria aberto a inputs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com