TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

1. Para a Natura os seus colaboradores são um público essencial na construção da marca da organização, pois são formadores da cultura interna, além de responsáveis por disseminar os valores da organização. A empresa conta com a área “Gerência de Relacionamento com o Colaborador” cujo objetivo é aprimorar as relações internas do dia-a-dia. O setor elabora estratégias para que o programa de qualidade de vida, os benefícios e os serviços sejam parte da crença da organização e promovam o bem-estar dos colaboradores.

O programa de qualidade de vida implantado na rede Magazine Luíza é estruturado sobre quatro pilares: Saúde Física e Emocional, Integração Social e Familiar, Ambiente de Trabalho, e Cultura e Lazer. No pilar Saúde Física e Emocional, o destaque é o Programa de Relacionamento com a Gestante que oferece curso de orientação e atendimento pré-natal, com ginecologista, nutricionista, dermatologista e fisioterapeuta. Com mais de 400 lojas, a rede Magazine Luiza usa todas as ferramentas possíveis para manter a motivação e o bom clima organizacional com seus 11.417 profissionais. Graças a uma política democrática, todos conseguem traçar seus planos de carreira. Para dar suporte o programa “Saber Luiza” oferece bolsas de estudo de até 70% a quem tem um ano de casa. Recentemente, foi introduzido o “Cheque Educação Especial”. Trata-se de um auxílio financeiro dado aos funcionárioss que tenham filhos portadores de necessidades especiais. Observamos na empresa Magazine Luiza uma delicada atenção aos funcionários que possuem filhos portadores de necessidades especiais. As duas empresas em questão demonstram pelo viés de nossos estudos em comportamento organizacional as seguintes preocupações:

desenvolver técnicas comportamentais para manipular comportamentos.

valorizar o seu capital humano sem discriminações.

criar estratégias de marketing.

criar para os consumidores uma auto-imagem digna.

as empresas não se preocupam com nada.

0,2 pontos

Pergunta 2

1. Duas coisas crescem no mundo dos negócios: as metas e as pressões. Dentro da lista (também crescente) de competências essenciais que o funcionário precisa possuir para garantir a sua empregabilidade em mundo sem empregos (mas com muito trabalho) estão duas intimamente ligadas: a resiliência e a saúde (física, mental e espiritual). Além de ser extremamente competente e produtivo, o profissional de hoje precisa de muita saúde para aguentar a sobrecarga de trabalho e pressão à qual é submetido todos os dias. As desordens psíquicas (especialmente a depressão e o estresse) são o segundo maior grupo responsável pelos afastamentos. Em ordem de prevalência, a depressão representa cerca de 65% dos casos seguida por transtornos neuróticos potencializados pelo estresse, esquizofrenia e consumo de álcool e drogas. A neurose e a psicose se manifestam por meio dos seguintes sintomas:

A psicose é um tipo de conflito psíquico que leva a comportamentos compulsivos. Por exemplo, lavar a mão excessivas vezes, ter idéias persecutórias, etc. Já a neurose divide-se em: paranóia, esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva (ou mania e melancolia).

A psicose permite que o indivíduo tenha plena percepção de si e do mundo que o rodeia, pois o seu desenvolvimento psicológico é bastante preservado. Já a neurose, é uma doença mental que desorganiza a personalidade humana, fragmentando-a, fazendo que a pessoa apresente graves distúrbios como por exemplo a esquizofrenia.

A doença mental, também chamada de psicose, se caracteriza por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento. Ele se aliena da percepção de si e do mundo, de uma forma muito grave. Se o indivíduo tem a percepção de si e as suas funções psíquicas ficam preservadas, temos a neurose. A neurose é uma perturbação mental que não compromete as funções essenciais da personalidade manifestando-se por conflitos psíquicos de idéias ou sentimentos.

A neurose é um distúrbio orgânico e cerebral, onde qualquer anomalia na estrutura e no funcionamento cerebral acarreta alterações do comportamento, da afetividade, do pensamento, da memória, das funções motoras, da linguagem, etc. A psicose é uma doença psicológica ocasionada por distúrbios emocionais e físicos, inclusive problemas na adolescência e baixo nível social.

A psicose é uma manifestação oriunda de espíritos malignos, onde a trepanação é a técnica contemporânea para sanar esta disfunção. A neurose também é uma grave doença psicológica, que faz com que a pessoa doente vivencie alucinações e delírios.

0,2 pontos

Pergunta 3

1. No século XX, a loucura deixa de ser objeto de conhecimento, tornando-se uma experiência de reconhecimento. Uma nova comunidade científica passa a enxergar verdades existenciais no próprio louco, que muitas vezes se identificam com muitas das suas próprias verdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com