TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Neste trabalho abordaremos o tema: ‘Comportamento Organizacional’, que se trata do estudo que relaciona o colaborador, diretamente ao sucesso da organização, a partir disso, identifica-se que é de suma importância, perceber diferenciais nos funcionários e aplicar a instituição, variações na relação para com os mesmos.

Inovação é um principio, quando se fala em CO, pois pensando em valorização, sucesso e desenvolvimento positivo das organizações, concluiu-se que inovar seria o primeiro passo, para se alcançar o “topo”.

Importando-se com isto, líderes, gestores e administradores em geral, identificaram que deveriam observar no colaborador, suas peculiaridades ao desenvolver suas funções, visando suas opiniões, valores e até mesmo sua personalidade.

Por fim, verificamos que a maior base deste estudo, é a comunicação, aliada à percepção, são estas as principais ferramentas a serem utilizadas, para que vigore a funcionalidade, deste desafio que é somar a diversidade do ser humano ao sucesso de uma empresa.

Capítulo 1

Comportamento organizacional é um campo multidisciplinar de estudos, que busca compreender a influência e o impacto dos indivíduos, grupos e estrutura e o relacionamento destes com as organizações.

Seu foco está em conhecer, explicar e modificar o comportamento humano, as ações e desempenho dos indivíduos e grupos dentro das organizações, visando às causas para determinados eventos, entre outras áreas, e a partir desse conhecimento desenvolver ferramentas que permitam prever as respostas e reações para acontecimentos futuros.

O objetivo é o alcance da produtividade desejada pela empresa, com qualidade, profissionais motivados, redução da rotatividade e do absenteísmo, promoção da cidadania e melhoria da eficácia organizacional.

Segundo CHIAVENATO (2003) o comportamento organizacional (co) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e com influência das organizações sobre as pessoas e os grupos. Na realidade, o co retrata a contínua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente. Constitui uma importante área de conhecimento para toda pessoa que necessite lidar com organizações, seja para criar novas organizações, mudar as já existentes, trabalhar nelas, investir nelas ou, mais importante ainda, dirigi-las.

De acordo com SOTO (2002), comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.

Os sistemas abertos são aqueles que se conservam em contínua relação com o meio, através de entradas e saídas. Caracterizam-se por apresentarem insumos, transformação desses insumos até a obtenção de exsumos ou produtos, podem apresentar entropia e também homeostasia, adaptabilidade, feedback, transformações.

Os sistemas fechados são caracterizados por não manterem relação com o meio, não sendo influenciável e não influenciando o ambiente. São aqueles em que as possibilidades são pré-determinadas, mecânicas, como as máquinas por exemplo.

Capítulo 2

Inovação é a exploração de novas ideias em busca do sucesso. Nas empresas a inovação pode representar o aumento no faturamento, enquanto que em nossa vida pessoal, significa novidade, um mundo novo, uma vida melhor.

Inovar pode se apresentar de várias formas, como: inovação de um produto, modificando sua forma; inovação de processos, onde a modificação de um processo do serviço trará benefícios aumentando a produtividade e melhorias contínuas, avanços. Existem também, inovações radicais, onde se realizam mudanças drásticas na produção e/ou resultado de um serviço/produto. Na inovação, o mais importante é poder gerar vantagens competitivas e sustentabilidade, essenciais para empresas e países no futuro. Pode ser também uma forma de geração de empregos, já que o centro da inovação são as empresas, e é por meio delas que a tecnologias e os produtos inovadores chegam ao mercado.

Hoje em dia, a maioria das instituições possuem setores dedicados somente às pesquisas e desenvolvimento, e a inovação é o foco dos pesquisadores. O Brasil possui excelentes pesquisadores, porém num ambiente que não é encorajada a aplicação de muitas inovações, e como consequência dessa dificuldade, é lenta a transformação do conhecimento e desenvolvimento. Os pontos positivos da inovação no Brasil são os investimentos em pesquisas básicas e em recursos humanos de qualidade, e os investimentos em novas empresas.

A inovação aberta é um tipo de inovação onde as empresas buscam considerar o conhecimento próprio e outros tantos disponíveis, incorporando-os à sua realidade, e assim possibilitando a potencialização de seus ganhos.

Para se implementar uma inovação é necessário ter consciência de que, para inovar no cenário competitivo vigente, as empresas devem ser dinâmicas e estar alinhadas aos objetivos. Assim, desenvolver ferramentas de gestão do processo de inovação, considerando o tamanho da empresa e o setor de atuação, focando sempre na visão de futuro e meta/ambição, envolvendo competências mercadológicas, tecnológicas e gerenciais.

Enfim, inovação é inventar, reinventar, mudar ou acrescentar algo no que já existe, sempre ousando e se abrindo para o novo.

Capítulo 3

No link "Trabalho em equipe uma vantagem competitiva", (em www . supertextos. com /texto / trabalho_em_equipe_uma_vantagem_competitiva / 4484) é possível analisar que o trabalho em equipe facilita o objetivo comum.

A cooperação aliada ao trabalho das pessoas envolvidas em um grupo, com respeito e satisfação, desenvolve em cada individuo o afeto.

Afeto este que é o ponto de equilíbrio, onde faz com que pensando em um todo, não individualmente, uma equipe vencedora saiba que aquilo que se obtém não é acaso e sim consequência do trabalho de todos.

E que o esforço nas tarefas realizadas é para o crescimento da equipe, e o progresso de cada um, é a sustentação da equipe, naturalmente torna-se um desenvolvimento constante a relação trabalho e equipe, ou seja uma evolução natural.

A figura de um líder com características como carisma, humildade, sinceridade, preocupação e compreensão é fundamental para a motivação da sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com