TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução.

A partir da leitura do Dossiê da Pet Glamour, analisamos o estado em que se encontra a empresa e buscamos conhecer os seus colaboradores. Conhecer a função de cada um em seu setor e suas personalidades, com nossa percepção cada traço de personalidade, questionando suas funções e suas reações quanto à empresa, cada personagem estava com algum problema para ser solucionado, cada qual com seu jeito de ser e agir, todos com posturas diferentes.

Notamos que João Maria, o administrador do pet está levando a empresa sozinho. Alba Em qualquer empresa hoje, para se obter bons resultados, é de extrema importância que se perceba características de personalidade das pessoas envolvidas.

É só a partir daí que podemos atribuir funções a cada um, de acordo com suas habilidades e afinidades.

Outra questão estudada nesse processo é que a personalidade é bastante influente nas nossas próprias percepções. Lembrando que a forma como percebemos as situações depende muito de alguns conceitos, valores e até nossa história, o que nos leva a entender que a percepção de uma mesma situação é diferente para cada indivíduo.

Os traços de personalidade também são influenciados, segundo alguns estudos, pela genética, e também pelo ambiente em que o indivíduo esteve envolvido durante sua vida, além de serem transformadas pelo ambiente, suas respostas influenciam e transformam o ambiente.

Além da definição das atribuições de cada indivíduo há também a necessidade de uma procura cada vez maior por conhecimento e desenvolvimento de habilidades, não só do setor de trabalho, mas de outros setores também. Com o grande desenvolvimento tecnológico as informações sofrem mudanças muito rápidas e devem-se acompanhar essas transformações. E é exatamente no perfil do profissional que as organizações procuram o trabalhador do conhecimento, ou profissional capaz de buscar novas habilidades e conhecimentos que está sempre em processo de reciclagem.

1. Tabela de Comportamentos Individuais.

TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS

Componentes do Pet Glamour Traços de personalidade de cada personagem Dificuldades de percepção de cada personagem

Alba Lourenzão Não possui abertura à experiência, com poucos interesses. Falta consciência, pois é desorganizada. Não consegue administrar sua equipe de banho e tosa, acusando seu irmão de não saber administrar.

Anita Túlio Jordão Falta consciência, pois é desorganizada. Falta abertura à experiência, pois tem oposição à prática. Sabe do atrito existente entre os proprietários e por isso age com irresponsabilidade.

Éder Sales Consciência, pois é desorganizado. Falta abertura à experiência, pois tem oposição à prática. É desagradável Pensa que é superior aos demais, tornando-se desagradável em suas atitudes.

Elaine Véner Falta consciência, pois é preguiçosa. Não possui abertura à experiência, pois possui poucos interesses. Pelo fato da empresa estar passando por dificuldades ela acha que pode agir com negligência, não cumprindo os horários estabelecidos.

João Maria Lourenzão Possui consciência, pois é trabalhador. Falta estabilidade emocional, pois é ansioso. Entende que sua irmã deveria ajudar-lhe mais na parte administrativa, porém deixa transparecer o atrito aos colaboradores.

Léa Júlio Jordão Falta consciência, pois é desorganizada. Não possui abertura à experiência, com poucos interesses. Percebe a carência de administração na empresa e por isso acaba agindo por conta própria.

Leila Xavier Falta consciência, pois é preguiçosa. Não possui abertura à experiência, com poucos interesses. Por perceber que João não está conseguindo administrar tudo sozinho, se aproveita da situação pra chegar atrasada.

Rui Leme Possui consciência, pois é trabalhador e organizado. Falta estabilidade emocional. Por ter conhecimento dos atritos entre os sócios, ele acaba deixando de cobrar os colaboradores por suas falhas.

Iara Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com