TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFA. YAEKO OSAKI

Catalão, abril de 2013.

INTRODUÇÃO

No comportamento organizacional é fundamental ter melhoria em gestão de pessoas, pois se pode prever e evitar os problemas individuais entre os colaboradores.

De acordo com a teoria geral dos sistemas: a estratégia, o meio ambiente, as tecnologias e as pessoas são peças importantes que fazem parte de um sistema inter-relacionado que atende metas e influenciam no resultado em qualquer uma das partes dos elementos em um todo, do inicio até o resultado final.

Dentre as aplicações dos conceitos de CO ouvem-se muito as palavras eficiência e eficácia, considerados iguais para a maioria das pessoas, mas possuem significados muito distintos.

A eficiência constitui a capacidade do administrador de obter bons produtos, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Já a eficácia é a capacidade de alcançar determinado objetivo fazendo o que é preciso para se obter bons resultados. Escolher os melhores meios de reduzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que a atividade é feita, enquanto a eficiência se refere ao resultado da mesma.

No Brasil há muitos profissionais eficientes e eficazes, o que falta são incentivos para o crescimento deles dentro das organizações, até mesmo a falta de tecnologias necessárias para o desenvolvimento destes profissionais.

A inovação tecnológica cada vez mais está adentrando nas organizações, espera-se que as organizações “acolham” estas tecnologias e as utilizem da melhor forma possível.

Saber e entender como o Comportamento Organizacional pode trazer benefícios para empresa, através da união de todos. O funcionário ciente dos objetivos reflete em produtividade e consequentemente lucratividade para empresa.

A equipe quando organizada e unida pode ajudar as empresas nas melhorias e novidades de mercado, absorvendo o que há de melhor nas inovações. Um trabalho em equipe é fundamental no desempenho, pois juntos em um só motivo poderão obter o sucesso.

CAPITULO 1

1. Definições de Comportamento organizacional

O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nos interesses dos seres humanos, suas necessidades e gostos. Baseado nesta definição pode entender que o comportamento organizacional é algo complexo que visa o estudo dos interesses comuns da empresa, mas para tanto é necessário que os indivíduos nela inseridos sejam amplamente estudados para que estes objetivos sejam atingidos.

No estudo sistemático das ações, atitudes e comportamento humano nas organizações, buscando a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, ou seja, para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Suas principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. O estudo do comportamentoorganizacional se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas.

1.1 Sistemas abertos e fechados

No sistema fechado é a comunicação da ausência ou interação de uma conexãoonde está inserida a organização do meio ambiente.

Já no sistema aberto é um sistema em troca de matéria com seu ambiente: exportação e importação.

Um conceito utilizado por Capra (2006) ao se referir à concepção sistêmica da vida, é o de sistema relativamente isolado que diz respeito a uma máquina que “exige energia para funcionar, mas que não precisa necessariamente interagir com seu meio ambiente para manter-se em funcionamento”. (CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 2006. 447 p.) enquanto que os sistemas abertos “têm de manter uma contínua troca de energia e matéria com seu meio ambiente, a fim de permanecerem vivos”.

Ainda a respeito dos sistemas fechados e abertos, Bertalanffy(2008) aborda o assunto, esclarecendo que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como, por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo; e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam “mediante a construção e a decomposição de componente”. (BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2008. 360 p).

O quadro abaixo estabelece uma comparação entre Sistema aberto e fechado na visão dos autores:

AUTOR SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

CAPRA Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex.: máquinas, relógio.

Fonte: OLIVEIRA, Fábio Campos.

CAPITULO 2

2. Conceito de inovação

O conceito de inovação é bastante variado, é a exploração com sucesso de novas ideias. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas.

Pode-se dizer que inovação tecnológica é toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, aumentando a eficiência do processo produtivo ou aprimorado um novo produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovação tecnológica. Essas inovações estão divididas basicamente entre produtos e processos.

O efeito muito positivo para o rendimento e funcionamento da organização que só tem a ganhar tanto na lucratividade quanto na satisfação dos empregados que são estimulados a pensar em ideias e interagindo com o desenvolvimento da organização, tendo assim a satisfação, o bem estar, sendo ouvido de forma essencial para o resultado tento em vista o entusiasmo pelo espírito inovador na possibilidade de novas conquistas tanto na lucratividade quanto na expectativa de seu crescimento pessoal.

De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com