TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

SIMULADO – Comportamento Organizacional – 31/03/2014

01 – De acordo com o que estudamos sobre o indivíduo existe filtros ou condicionantes básicos do comportamento. Como podemos defini-los? São eles: Externamente o comportamento, e seus condicionantes mais profundos as percepções e concepções. As percepções são condicionadas às concepções, que são, na verdade, os valores de cada um. Os valores, por sua vez, interiorizados pelo indivíduo, são formados por suas vivências e experiências individuais. Os valores são muito importantes, pois são os motivadores das ações pessoais. A percepção se refere ao processo ativo de perceber a realidade e organizá-la em interpretações ou visões sensatas. 1 Que condiciona, que estabelece condição para a realização ou cumprimento de algo. 2 Que constitui uma condição para a ocorrência de um fato. 4 Ponto de vista, maneira de ver, sentir, interpretar algo; OPINIÃO: Na minha concepção isso não está correto. Aula 03 - Página 31

02 – O comportamento Organizacional baseia-se no método científico que prevê observação, predição e mensuração. Explique porque o método científico é tão importante para as ciências em geral, e para o CO em particular? O modelo científico nos auxilia a explicar e, até certo ponto, o comportamento das pessoas nas organizações.

Por este motivo, para a formação dos conceitos em Comportamento Organizacional, diferentes áreas podem contribuir. Entre elas, a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia e as Ciências Políticas. Essa interdisciplinaridade possibilita aos estudantes das ciências comportamentais efetuarem pesquisas em Comportamento Organizacional, por meio de um método científico que apresenta observação, predição e mensuração do conteúdo a ser estudado. Além disso, a interdisciplinaridade pode agregar valor aos indícios teóricos de Comportamento Organizacional e ainda servir como base para estudos futuros de áreas opostas.

Em outras palavras, existem, em função dessa interdisciplinaridade, diversas abordagens para a área do Comportamento Organizacional. Em especial, os autores Geraldo Caravantes, Cláudia Caravantes e Mônica Kloeckner apresentam a abordagem “contingencial”. Essa abordagem é reconhecida como essencial para o estudo em Comportamento Organizacional, pois determina as ações gerenciais em forma de tomada de decisão para a resolução dos problemas organizacionais. Aula 01 - Página 11

03 - Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada pela situação apresentada, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, e dentro desta dinâmica, ele consegue delegar e motivar seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. Diante do exposto, podemos afirmar que existem vários modelos de liderança. Cite 03 modelos de liderança, e fale sobre cada um deles: Liderança: Modelos dos Traços - Trata-se de um modelo que permite identificar seis traços compartilhados por líderes de sucesso: inteligência, maturidade, amplitude de interesses, alta motivação, necessidade de realização e, é claro, honestidade. O modelo contingencial estuda as características de lideranças para que sejam efetivas em situações específicas. destacam a existência de quatro influências para o comportamento do líder: As características individuais: os líderes possuem suas próprias.

• Os perfis dos colaboradores. • O estilo e as características da equipe.• Toda a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com