TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  6.016 Palavras (25 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 25

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A área sobre comportamento organizacional foi concebido na década de sessenta por pesquisadores britânicos como ensino emergente e quase independente, que se apoiaria em outras disciplinas já determinadas como Psicologia, Sociologia e Economia, devendo estabelecer uma área de teorização e pesquisa em que as atividades organizacionais seriam o motivo de estudo e não um contexto para onde conhecimentos seriam simples transferidos e aplicados.

O comportamento organizacional, (CO) engloba o estudo de funcionamento e da dinâmica das organizações que pesquisa o impacto que pessoas, grupos e a estrutura que encontramos sobre o comportamento dentro das organizações, mostrando os conceitos e processos motivacionais que podem atuar tanto nas empresas como na vida profissional das pessoas, com a finalidade de utilizar esse conhecimento para motivar a melhoria da eficiência organizacional, para que se compreenda de que modo às pessoas interagem em uma organização, é preciso, entre outras coisas, que se conheça a teoria apropriada.

Embora na prática os executivos já tenham compreendido há muito tempo a importância das habilidades interpessoais para a eficácia da gestão, as escolas de administração demoraram um pouco para captar essa mensagem. Até o final da década de 80, o currículo dessas escolas enfatizava os aspectos técnicos da gestão. Seu foco principal era em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. (ROBBINS, 2005, pág. 2)

Vamos ver alguns aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que estuda três terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. Hoje em dia, em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo e demandante, os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais. A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. Onde as habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os empresários não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais. As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.

O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Há algumas décadas atrás, mesmo, contudo, os professores começaram a perceber como é a importante o papel que o conhecimento sobre o comportamento das pessoas tem na eficácia da administração, e cursos voltados para essa área foram sendo associados ao currículo.

A noção de Administração Geral esta mudando a cada ano e já podemos dizer que, não existe mais o executivo hábil de utilizar princípios de Administração gerais e universais de uma maneira eficiente, em qualquer país, empresa ou setor. Cada organização é única, com características próprias que a distinguir das demais, e um exemplo de Administração bem-sucedido, que é utilizado em nas organizações, não é necessário no ideal a ser adotado em outra.

O reconhecimento da importância das habilidades interpessoais dos executivos está relacionado à necessidade das organizações de conseguir e reter funcionários com alto nível de desempenho. Independentemente das condições do mercado de trabalho, funcionários que se destacam estão sempre em falta. Empresas com a reputação de serem bons locais de trabalho levam uma grande vantagem. A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes.

Ter executivos com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas. Além disso, criar um ambiente de trabalho agradável parece fazer sentido do ponto de vista econômico. (ROBBINS, 2005, pág. 2)

As agilidades de maneira que são necessárias, mas incapaz para o sucesso das atividades de administração. Hoje, com um ambiente de trabalho cada vez mais exigente e disputado, os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas.

A educação superior requerida deve proporcionar uma formação humanística e desenvolver a capacidade de visualizar globalmente o ambiente interno e externo de maneira a compreender o meio social, político e econômico no qual se insere a organização. Os administradores deverão tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.

Os administradores realizam trabalhos em cima de outras pessoas. Eles tomam decisões, aplicam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos.

De acordo com, todo indivíduo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas capazes de contribuir para o alcance dos objetivos da organização é um administrador, independentemente do nível hierárquico em que esteja situado, do tipo de formação profissional ou do tipo de organização em que esteja atuando, empresarial ou não empresarial.

Os executivos trabalham em uma organização que é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nestas organizações são os executivos (eles também são chamados de administradores, especialmente nas organizações sem fins lucrativos). (ROBBINS, 2005, pág. 2)

Assim com organização as empresas e associações, existem para atingir objetivos, o executivo definiu objetivo e as possíveis formas de alcançá-los. A função de planejamento engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. Os executivos também são responsáveis pela elaboração que envolve toda a estrutura da empresa.

Todas as organizações envolvem pessoas, e é parte do trabalho do executivo saber dirigir e coordenar essas pessoas.

Essa sim é a função da liderança, quando os executivos motivam os funcionários os incentiva, dirigem as atividades dos outros, escolhem os canais mais eficientes de comunicação ou resolvem conflitos entre as pessoas, pois é neste momento que eles estão exercendo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com