TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ALEX SANDRE MONTEIRO FERREIRA

RA: 409116

PROFESSOR EAD: YAEKO OSAKI

TUTOR EAD: RONAN PATRICK ALFAIA DA LUZ

RELATÓRIOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BELÉM

2013

Sumário

1. Introdução -------------------------------------------------------------------- 3

2. Capítulo 1 -------------------------------------------------------------------- 4

3. Capitulo 2 -------------------------------------------------------------------- 7

4. Capitulo 3 -------------------------------------------------------------------- 9

5. Capitulo 4 --------------------------------------------------------------------11

6. Referências ----------------------------------------------------------------- 12

Introdução

Neste relatório, apresentaremos alguns conceitos inerentes ao conceito de Comportamento Organizacional (CO). Gostaríamos de citar Carvalho que tece um breve comentário em seu artigo que poderá abrir nosso pensamento para o que seria CO. O autor afirma que “da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham”.

Com estas considerações iniciais, pretendemos expor nosso entendimento a respeito de Comportamento Organizacional. Esta redação foi dividida em cinco capítulos, os quais serão descritos a seguir.

O Capítulo 1 consiste em conceituar o que seria Comportamento Organizacional, tendo inclusive um comparativo entre dois autores Quadros e Trevisan, e Sampaio. Seguido de um quadro comparativo entre sistemas abertos e sistemas fechados.

O Capítulo 2 apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre o conceito de inovação com pessoas de faixa etárias diferentes.

O Capítulo 3 aborda a temática do trabalho em equipe, conceituando, direcionando e contra exemplificando através de uma charge o que seria esta modalidade de trabalho.

O Capítulo 4 conceitua o que seria Percepção de Comunicação, tecendo comparações com a arte de administrar.

Ao longo do relatório, será possível nos depararmos com os termos eficiência e eficácia. Queremos, antes de tudo, desmistificar a sinonimidade destes termos, isto é, desfazer a crença de que Eficiência e Eficácia possuem o mesmo significado.

No texto sugerido no Passo 3 da Etapa 4, o autor define a Eficiência como a “capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis”. Ele ainda relaciona este conceito com a “forma como uma atividade é feita”. Isto é Eficiência é um processo meio para realizar algo com mais facilidade. Ainda no mesmo artigo, o autor define Eficácia como “capacidade de fazer o que é preciso e certo para alcançar determinado objetivo”. E complementa afirmando que este conceito está atrelado ao resultado de uma atividade. Em outras palavras, Eficácia é um processo fim.

Capítulo 1: Comportamento Organizacional

Embasados no artigo de Sampaio (2012), teceremos algumas considerações iniciais, neste capítulo, a respeito do conceito de Comportamento Organizacional (CO). Segundo a autora o objetivo deste campo de estudo é “avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa”, ou seja, de que forma as ações do comportamento humano poderão intervir nas ações da empresa.

A autora conceitua Comportamento Organizacional como sendo o “estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional”.

Sendo assim, entendemos que CO, para a autora, é um campo de estudo preocupado em identificar de que modo as relações interpessoais dos indivíduos que compõem um grupo de trabalho podem vir a prejudicar ou beneficiar a produtividade da organização na qual estão inseridos.

A autora segue seu artigo mencionando as finalidades do referido campo de estudo. Para ela, são três as finalidades de se estudar o Comportamento Organizacional: (1) Explicação (identificação da causa), (2) previsão (eventos futuros) e (3) controle (gerador de eficácia) do comportamento humano. Isto é, com um bom entendimento de CO, acontecido um determinado fato referente ao comportamento de um sujeito ou grupo no ambiente de trabalho, seremos capazes de deduzir o porquê deste comportamento (explicação), se preparar para uma possível ameaça à empresa (previsão) e tomar as melhores decisões diante da situação para evitar (prejuízo) ou repetir (benefícios) ações semelhantes com o grupo que compõe a estrutura organizacional da empresa (controle).

Tendo conceituado e apontado os objetivos e finalidades do Comportamento Organizacional, a autora segue destacando algumas características deste campo de estudo, ou seja, a maneira como o meio acadêmico está se deparando com o CO nas empresas. As características mencionadas pela autora são: (1) Importância crescente; (2) Ciência aplicada; (3) Envolve psicologia, sociologia e administração; (4) Pode ser entendida como uma convergência gradual das escolas de pensamento; (5) Promove a satisfação no trabalho em prol da eficiência e eficácia.

Por fim, a autora aponta as principais variáveis do estudo do Comportamento Organizacional, ou seja, quais os fatores que mais intervém no comportamento humano dentro de uma instituição: (1) Estrutura, clima e cultura organizacional; (2) Ambiente de trabalho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com