TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

2.1- Como os funcinarios se agrupam na empresa?

* Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos,interdependentes e interativos,que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo.

Os grupos podem ser formais ou informais.entendemos por grupos formais aqueles que são definidos pela estrutura de organização,com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas.

Nestes grupos,o comportamento dês pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais.

22 Como são os agrupamentos formais (aquele forçados pelo proprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

os membros da pet são exemplo de grupo formal.ao contrario,os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização.estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho,que surgem em resposta a necessidade de contato social.três funcionários de departamentos diferentes que regularmente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal.

É possível fazer uma subclassificação,com grupos de comando,tarefa são ditados pela organização formal,enquanto os grupos de interesse e amizade são alianças informais.

Minha resposta:

GRUPO DE COMANDO – Existem 2 grupos de comando na Pet Glamour. O primeiro é formado por: Alba Lourenzão, Anita, Léa, Éder e Iara; e o segundo por: João Maria Lourenzão, Rui Leme, Leila e Elaine.

GRUPO DE TAREFA – Existem também 2 grupos de tarefa. O primeiro formado por: Anita, Léa e Éder; e o segundo por: Leila e Elaine.

GRUPO DE INTERESSE – Há 3 grupos de interesse. O primeiro formado por: Alba, João e Rui; o segundo por: Éder e Iara; Leila e Elaine compõe o terceiro grupo.

GRUPO DE AMIZADE – Dentro da Pet Glamour há somente um grupo de amizade,

Formais são: Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham no banho e tosa.

Rui, Leila e Elaine tomam conta e trabalham na venda do Pet.

Esse grupo é formado pelo fato de trabalharem juntos, dentro do mesmo espaço fisico.

Os informais são: Rui é um colega informal de todos dentro do Pet mesmo não tendo voz ativa sobre as colaboradoras ele consegue ser um colega informal dentro do Pet, a vendedora Leila é uma amiga informal também de Anita. Alba também se tornou uma colega informal dos demais colaboradores do banho e tosa.

Esse grupo é formado porque não trabalham juntos, mais criaram uma certa amizade fora de seu grupo formal.

2.3 quais são os conflitos mais comuns?mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

Minha Resposta:

Os conflitos no banho e tosa é que Éder se vangloria muito do seu trabalho (seu talento), o conflito em geral no Pet Glamour é que Alba culpa João pela queda do faturamento, já João reclama que Alba não o ajuda na administração do Pet, e os funcionários do banho e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com