TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Comportamento Organizacional

ETAPA 1

Passo 1

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto queindivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com opropósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficáciaorganizacional. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos e promover engajamento e harmonia. A empresa é formada por organizações, cuja qual, é administrada porpessoas, éà força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante ede qualidade e é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e orelacionamento da empresa com seu ambiente, ou seja, um campo que investiga o impactoque os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizaçõescom o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Entre os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais, destacamos:

Nível Individual – Estudar as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho.

Nível Grupal – Estuda a formação das equipes, grupos, as funçõesdesempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.

O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

Passo 2 (equipe)

Um dos modelos do comprometimento organizacional que tem revelado maior consistência nos diversos estudos em que foi utilizado é o “Modelo dos Três-Componentes” de Meyer e Allen (1991). Os autores (Meyer & Allen, 1997) propõem, também, três escalas que permitem a medição das componentes afetiva, acumulativa e normativa do comprometimento organizacional. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo da validação, no contexto português, do referido modelo e das três escalas a ele associadas. Os resultados obtidos permitiram identificar uma componente afetiva, acumulativa e normativa do comprometimento organizacional, conforme o estabelecido pelos autores. No entanto, os resultados não permitiram a validação do modelo. Na realidade, foi encontrada uma estrutura de relações entre as três componentes que não está em linha com a do quadro teórico e empírico estabelecido. Por fim, os resultados permitiram validar as três escalas. Todavia houve a necessidade de considerar a eliminação de alguns dos itens originais. Foram discutidas as implicações destes resultados e sugeridos estudos futuros.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Sistemas abertos e fechados

A empresa para ser vista como um‘sistema aberto’, implica em realizar ações transparentes,límpidas e cristalinas, dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas,processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender este requisito de sistemaaberto, devem ser envolvidos todos os escalões da empresa, evidentemente respeitando o tipoe forma de distribuição de informações. As pessoas, a sociedade e o mundo como um todo,estão passando por constantes mudanças, aumentando seu grau de exigência, aceitabilidade econceito de qualidade, exigindo das empresas, facilidade de flexibilização, dinamismo, capacidade de gestão situacional, planejamento, competência estratégica e aptidão de adaptação, de seus processos e sistemas, tornando-os abertos para resistir ao alto nível deagitação ambiental.Sistemas fechados, nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influênciaambiental, não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência. O conceito de Sistema Fechado.

Segue a mesma ideia, é isolado, hermético, independente e semabordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitirinfluenciar o meio ambiente externo. Pode-se fazer analogia dos sistemas fechados com agerência de CPD(Centro de Processamento de Dados), modelo vetusto e alquimista dainformática da década de 60. Outros sistemas fechados que aparecem em algumas empresassão os denominados de ”DP” (de Departamento de Pessoal) e “Almoxarifado”. Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

Mas você sabe o que é Comportamento Organizacional?

ETAPA 2

Passo 1 (equipe)

ENTREVISTAS SOBRE CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

O que você entende por conceito da inovação nos dias atuais?

1º ENTREVISTA

Nome: Leonardo Saldini

Cargo: Líder de Produção

R: Criar, elaborar novas ideias, visando obter lucro e expandir o negócio.

.2º ENTREVISTA

Nome: Silvia Alves

Cargo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com