TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

O Comportamento Organizacional na verdade é um neologismo ao Comportamento Humano que, ao depender do clima, da cultura organizacional podem produzir comportamentos ruins ou saudáveis nos empregados ou colaboradores.

Segundo (Sampaio) é através do Comportamento Organizacional que as organizações são extremamente importantes na vida de um ser humano, pois são responsáveis pela modelagem do comportamento das pessoas, individualmente ou em grupos; que são na verdade os princípios, normas e valores, etc.

Uma organização não se trabalha apenas com o lado da produção, dos números, cálculos, balanços, patrimônio, mas é formada por líderes – gestão da liderança, empregados ou colaboradores, comportamentos, normas, políticas, missão, visão, valores, eficiência e eficácia, inovação, comunicação, gestão da mudança ( pois todas empresas devem passar por mudanças para se adequar ao mercado e se desenvolver) e por fim a percepção.

Como foi dito, o Comportamento Organizacional é um neologismo ao Comportamento Humano, o ser humano que determina o sucesso ou fracasso de uma organização, pois é através de suas competências, diversidades, comunicação, forma de liderança, forma de gestão de mudança, percepção que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva e que as empresas implementam estratégias.

Para obter vantagem competitiva, a organização começa por ter um bom líder, pois a ausência deste deixa de orientar a equipe; assim os empregados deixam de trabalhar em equipe e também causa o fracasso dos resultados esperados. Outras formas da organização em obter vantagem competitiva seria através da boa comunicação, pois se o líder-comunicador não tiver uma boa argumentação, acaba perdendo a credibilidade.

Um bom líder tem alguns comportamentos, primeiro ele se identifica com a missão e visão da empresa, influencia positivamente, define metas alcançáveis, esclarece funções e responsabilidades, promove a integração da equipe, apóia o desenvolvimento do grupo, promove a integração da equipe, é convincente no seu discurso, gosta do que faz e passa confiança.

O bom líder reconhece que o conhecimento está nas pessoas e quanto mais a diversidade for respeitada, valorizada e bem administrada (organização heterogênea), isto é, com pessoas de sexos, idades, etnias religiões e orientações sexuais diferentes, pode aumentar a criatividade e a inovação na organização, pois pessoas diferentes trazem novas formas de enxergar os problemas e resolvê-los, seja pela gestão da mudança (Cañizares) melhorando produtos, processos,, marketing, serviços, tecnologia, melhorando o contexto organizacional, ganhos de eficiência em processos quer produtivos, administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, melhorando a gestão do conhecimento a fim de aumentar a competitividade.

Quanto à percepção, esta é uma característica interpretativa de cada pessoa. Da crítica, sai a percepção para entendermos, sendo negativa ou positiva para colaborarmos com melhorias dentro da organização e trazer vantagem competitiva para a empresa como um todo.

Outros aspectos relevantes são: as pessoas estão no lugar certo ? Elas gostam do que fazem ? Podem dizer o que pensam e o que sentem ? Elas participam ativamente das decisões em que se importam e podem contribuir ?

Se as respostas forem positivas, o índice de absenteísmo e a rotatividade diminuirão, contribuindo positivamente para a saúde psíquica e emocional das pessoas, melhoria da qualidade de vida das pessoas e satisfação no trabalho. Esse modelo, se adotado, as organizações crescem em produtividade, melhora da eficiência, eficácia organizacional e investimento e inovação.

O conhecimento está nas pessoas, e portanto elas utilizam do conhecimento para realizarem a inovação implicando uma forte demanda por recursos humanos capacitados para responderem às necessidades que se abrem e que também exige novos investimentos em pesquisa, desenvolvimento, educação e treinamento.

Desenvolvimento

Capítulo 1

Comportamento Organizacional segundo (Sampaio), é uma área da administração, que tem a finalidade de verificar o impacto que cada pessoa tem dentro das empresas, através dele podemos ver que as organizações são extremamente importantes na vida de um ser humano, pois são responsáveis pela modelagem do comportamento das pessoas, individualmente ou em grupos da mesma organização, incentivando a produtividade e o aumento de empenho para superar obstáculos econômicos, pressões sociais entre outros.

Sua finalidade é estudar de maneira sistemática o comportamento humano, buscando assim obter informações sobre as ações e atitudes dos indivíduos e em grupos, dentro do ambiente organizacional, para alcançar benefícios como: produtividade e promover a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional tem sido muito importante na formação de administradores, pois através dele é possível o estudo de pessoas ou grupos e a interação em estruturas organizacionais ou interorganizacionais, as organizações estão enfrentando desafios e aproveitando oportunidades que surgem para aproveitando oportunidades que surgem para colocar em prática o Comportamento Organizacional, visando assim o aumento da qualidade e produtividade das empresas, através do aprimoramento continuo dos processos da organização;

- ajudando os funcionários a ter equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional;

- melhoria no comportamento ético, criando um clima saudável para os funcionários, através do qual eles possam trabalhar e ter produtividade.

Essas são somente algumas das aplicações que estão sendo feitas do Comportamento Organizacional dentro das organizações.

Para Robbins, o Comportamento Organizacional é um campo de estudos, que se dividi em três áreas de pesquisas do comportamento nas organizações indivíduos, grupos e estruturas. Os resultados são aplicados nas próprias organizações fazendo com que trabalhem com mais eficiência, pois ele está diretamente relacionado ao emprego, que se relaciona com funções, trabalho, produtividade etc.

- No entanto para o autor Eduardo Soto o Comportamento Organizacional está relacionado aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações, sendo assim o CO começou a estudar esses atos e atitudes, passando a ter um conhecimento mais claro em relação a algumas teorias e modelos independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com