TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03

CAPÍTULO I - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ...............................................04

CAPÍTULO 2 - MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES.........................................................07

CAPÍTULO 3 - TRABALHO EM EQUIPE.............................................................................10

CAPÍTULO 4 - CONCEPÇÕES DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O CONTEXTO ORGANIZACIONAL.........................................12

CONCLUSÃO.........................................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................15

INTRODUÇÃO

As mudanças no mundo contemporâneo estão ocorrendo com tanta rapidez que acompanhá-las está quase impossível. A importância do desenvolvimento de habilidades e conhecimento interpessoal está interligada com a necessidade das organizações de conseguirem que seus funcionários tenham um bom desempenho. Executivos e funcionários com habilidades interpessoais refletem em um ambiente de trabalho agradável, com fácil contratação e manutenção de pessoas qualificadas.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, direcionar, organizar e controlar. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de

estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular, investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

CAPÍTULO I

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional consiste na análise do impacto do comportamento de indivíduos dentro de uma organização com a finalidade de melhorar a eficácia organizacional, gerar melhoria das habilidades humanas, estimular inovações e mudanças, além de ajudar os indivíduos no alcance do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Como ressaltam Wagner e Hollenbeck (1999), "o comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas".

Com base no texto “Comportamento Organizacional – Princípios” de Karla Sampaio (2007) podemos dizer, que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho nas empresas. Como o estudo de comportamento organizacional está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se que o comportamento é relativo às

funções: trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Robbins (2005, p.22) relata que:

"Comportamento Organizacional é um campo de estudos que tem como propósito melhorar a eficácia organizacional. Consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Pode–se dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas."

Chiavenato (2003, p.76), afirma que: “Comportamento organizacional é o campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupo e estrutura organizacional têm sobre o comportamento dentro das organizações”, e assim, entende-se este ser o propósito de aplicar tais conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional.

Segundo Wagner III e Holleuberh (2003, p. 6 e 7), o comportamento organizacional é um campo da pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas Organizações. Atualmente encontra-se dividido em três áreas bem distintas sendo denominados de: comportamento micro organizacional, meso organizacional e macro organizacional onde refletem diferenças entre as disciplinas das Ciências Sociais.

O micro organizacional ocupa-se principalmente do indivíduo, baseado na psicologia experimental, a psicologia clínica e a psicologia industrial; o meso organizacional concentra-se principalmente na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipe e em grupos e o macro organizacional diz respeito à compreensão dos comportamentos da organização inteira e tem sua origem situada em quatro disciplinas principais sendo: a sociologia com suas teorias sobre estrutura, status social e relações institucionais; a ciência política, com suas teorias sobre poder, conflito, negociação e controle; a antropologia com suas teorias sobre simbolismo, influência cultural e análise comparativa; e a economia com suas teorias sobre competição e eficiência.

Um sistema organizacional pode ser comparado ao corpo humano, onde cada órgão se relaciona com os outros, interage com eles e depende do funcionamento de todos os outros órgãos.

Caravantes (2003) e Robbins (2005) definem os sistemas abertos ou fechados:

ABERTOS

FECHADOS

Está em constante interação dual com o ambiente. Dual no sentido de que o influencia e é por ele influenciado: atua, pois um tempo, como variável independente e como variável dependente do ambiente. (CARAVANTES, 2003)

Não interage

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com