TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Comportamento Organizacional é o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado, portanto, como uma ciência interdisciplinar. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, a em contrapartida o empregado espera que a organização possua atitudes corretas e justas com ele. Os sociólogos referem-se a isso como “norma de reciprocidade”, enquanto os psicólogos, “contrato psicólogo”, que nada mais é que um entendimento entre indivíduo e organização, que vai além do contrato formal, ou em outras palavras, é o que ambos esperam ganhar com o contrato formal.

Comportamento Organizacional

É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. O que é que ele estuda? Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Diferentes Definições de Comportamento Organizacional

Para Stephen p. Robbins, comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Em contrapartida, temos segundo o professor John Ivancevich, uma referência no assunto em tela, elencado na obra intitulada comportamento organizacional e comunicação, editada por Geraldo Caravantes, Mônica Kloeckner e Cláudia Caravantes, o seguinte entendimento do que seria um conceito de comportamento organizacional: “trata-se de um estudo de comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e os efeitos dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”

Em síntese, vigora a temática do comportamento humano. Como não o seria, visto que as atividades ocorrem em razão dos indivíduos, ou seja, das suas interações com outros indivíduos e com as coisas a estes relacionadas. Ao realizar-se uma comparação entre as definições acima expostas, infere-se que há um diferencial quanto ao modo, ou melhor, quanto ao foco de abordagem do assunto. Ocorre uma direção no primeiro e uma segunda direção no segundo. Explicando melhor, teremos:

No primeiro, vislumbra-se uma exposição da organização sobre o indivíduo, como ele se comporta perante a estrutura que o abarca enquanto ente movido pelo sistema da organização. Vejo como uma relação onde o maior (a organização contratante de mão-de-obra) em tese, abarca o menor - basicamente, é o indivíduo e suas interações com o ambiente, quer com outros seres humanos, quer com os meios materiais que o interpelam enquanto agente ativo.

Já no segundo, ocorre o inverso, é a abordagem vista do menor para o maior. Como se vê o indivíduo, como ele se sente, como reage, o que o motiva... Quais as suas percepções diante do todo. Trata-se, em verdade, de uma noção mais humanitária de avaliar o comportamento organizacional. Dá mais espaço para o sentimento do que para o resultado.

Sistema Aberto: é aquele que sofre interação com o ambiente onde estão inseridos. Os princípios de organização aplicam-se como seres vivos, empresas e grupos sociais.

Sistema Fechado: esses sistemas são aqueles que não sofrem influência do meio ambiente no qual estão inseridos. É um sistema previsível, ele nem melhora e nem piora, sem constante.

Elaboramos uma pesquisa e conversamos com algumas pessoas nessa empresa na faixa de 20 a 28 anos. As pessoas falaram que a inovação na empresa é alta ela sempre busca novas tecnologias e novas formas de satisfazer os clientes todo dia de uma maneira diferente.

Para que o cliente sempre volte e saia satisfeito com o que a comprou também desenvolve muita capacitação para seus colaboradores como treinamentos e Workshops de especialização na sua área, com esses treinamentos as pessoas ficam com mais conhecimentos e sempre trazem novas idéias para a empresa. Com essa grande inovação de tecnologia e conhecimento essa empresa que e do Abílio Diniz se tornou a maior rede varejista da America Latina graças à grande busca inovações tecnológicas e treinamentos para trazer para empresa sempre novos talentos. Há maioria das pessoas entrevistadas gostam de trabalhar nessa rede por esses motivos e também por causa do plano de carreira que empresa oferece para seus colaboradores, se a pessoa se dedicar ela pode se tornar um gerente de loja em apenas seis anos.

Podemos ver que a cada dia o acesso as informações aumenta, e que é difícil manter uma informação só para si, sem que outras pessoas também possam ter acesso as mesmas informações. A diferença vai ser como cada um vai utilizar e empregar essas informações. Vimos também que parte dos tomadores de decisões acredita que uma boa analise informações irá gerar novas opções, vimos que a mente do ser humano é mais receptiva as opções que se encaixem mais próximo daquilo que a pessoa estava buscando. Nota-se que é necessário que a pessoa tenha a mente aberta a novas idéias saindo de conceitos antigos para que possam surgir novas idéias.

Segundo os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com