TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Com o passar dos anos e a modificação socioeconômica devido à globalização e as necessidades de trabalho em grupo, foi surgindo a necessidade de estudar e desenvolver maneiras para que essas modificações ocorressem de forma natural e que as organizações pudessem extrair o melhor do funcionário de forma individual e em grupo de acordo com as necessidades da empresa.

Administrar uma empresa ou organização nos dias atuais, não é apenas gerenciar tarefas, robotizando os funcionários e sim deixar a forma mecânica para a forma humana de convivência individuo/grupo.

Visualizando esta necessidade foi criado o COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, no qual investiga a relação do individuo como um todo, em relação a poder, liderança, emocional, percepção, estruturas, trabalho em grupo, atitudes, processos de mudanças e conflitos para assim buscar um equilíbrio, evitando ou resolvendo situações que afetem o individuo/ grupo dentro da organização.

Como a teoria de Gardner (1999) nos direciona dizendo que “as pessoas não são iguais” e a teoria de da inteligência emocional de Goldman (1995) que nos diz que devemos buscar o equilíbrio emocional, o gestor tem que ter a percepção das dificuldades e facilidades dos individuo, para que assim possa aumentar a produtividade, melhoria das habilidades (encaminhando cada individuo para um cargo função que se adeque com seu perfil) e administrar as diferenças e dificuldade do trabalho em grupo.

Com essa percepção das diferenças dentro da organização o gestor desenvolve a liderança motivacional que consiste em estimular e motivar o crescimento do indivíduo para as inovações e mudanças que podem ocorrer devido às necessidades do crescimento da organização.

Analisando o contexto podemos dizer que comportamento organizacional é o estudo das dificuldades e diferenças que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

Definição de Comportamento Organizacional

Segundo Karla Sampaio (2007) O comportamento Organizacional, é o estudo do comportamento humano, focando suas atitudes, para assim alcançar a produtividade, e reduzir o absenteísmo. Tem como finalidade buscar uma explicação para as causas ou razão que determinam certos fatos na organização. Tem como principais variáveis a estrutura, cultura organizacional, ambiente de trabalho, e relações interpessoais.

Comparação entre suas definições de CO:

Comparação entre: John a. Wagner III, John R. Hollenbeck e Andrew J. Autores do livro Comportamento Organizacional e Dublin, autor do livro Fundamentos do Comportamento Organizacional.

Podemos entender que a ideia de ambos segue a mesma linha de definição, com quase nenhum tipo de variação entre eles.

Eles mostram que o Comportamento Organizacional, é o estudo voltado para o individuo, equipes ou grupos, de uma organização.

John A. e John R. mostram de forma clara em seu livro que ha três subjacentes em suas definições de Comportamento Organizacional.

1. O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.

3. O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores - grupos e organizações - por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais, Já Dubrin, define em seu livro “Fundamentos do Comportamento Organizacional", que o comportamento organizacional é comportamento do ser humano em seu local de trabalho, é a sua interação com as pessoas e a organização. As metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar. Esse estudo do ambiente e das pessoas é de máxima importância para que uma organização consiga entender o seu funcionário, tendo assim mais produtividade.

Sendo assim se afirmam que ambos seguem a mesma linha de raciocínio, enfatizando a importância desse conceito, ambos com linguagens diferentes sobre o mesmo.

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO:

Sistemas Abertos Sistemas fechados

São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de

entradas e saídas.

Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem

nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influênciam.

Sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é,

para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio. Não recebem nenhum recurso externo

e nada produzem que seja enviado para fora.

Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio

ambiente, sempre 1+1 será 2.

Sistemas abertos tendem à

Adaptação, pois podem e necessitam de adaptar-se às mudanças.

Ocorridas em seus ambientes de forma a procurar garantir a sua

Própria existência (A chamada Homeostase ou Homeostasia). Fechado é o auto-contido. Não troca material, informação ou.

Energia com o ambiente. Para Davis, vão esgotar-se ou tornar-se.

Desordenados, o chamado movimento que aumenta a entropia.

Inovação

Drucker (2002) afirma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com