TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.2- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é uma área que estuda o que as pessoas fazem em uma empresa, bem como esse comportamento afeta a empresa.

Os estudos relacionados ao comportamento organizacional referem-se ao trabalho, absenteísmo, produtividade, desempenho, rotatividade, dentre outras situações que afetam o dia a dia do empregado e da empresa em seus resultados.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Desta forma, para fortalecer estas questões e propiciar maior segurança nas atitudes da organização, o ser humano trabalha em grupos. Vale ressaltar que cada grupo tem seus comportamentos próprios e apresentam uma tendência natural de julgar as atitudes de outros, como inferiores. É o chamado “Etnocentrismo”, podendo ser considerado uma dificuldade de pensar as diferenças, gerando um choque cultural entre grupos de comportamentos e culturas diferentes, podendo ferir a identidade organizacional. (KINICKI e KREITNER, 2006).

BIBLIOGRAFIA:

KINICKI, A. e KREITNER, R. Comportamento Organizacional. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006.

SAMPAIO, Karla. Comportamento organizacional – Princípios. In: Administradores o portal da administração, artigo publicado em 20 de maio de 2007, Editorial. Site: Acesso em: 02 de abril de 2010, às 16h37min.

1.2.1- COMPORTAMENTO APARENTE

Comportamento Aparente está relacionado a todos os aspectos do ambiente e da organização que são observáveis na organização, como a tecnologia, a estrutura física, os equipamentos, os recursos materiais, os mobiliários, etc.

O comportamento aparente deve sempre estar em harmonia e em interação garantindo, assim, a melhor forma de existência das organizações e sua funcionalidade.

1.2.2- COMPORTAMENTO SUBJACENTE

O Comportamento Subjacente está relacionado à cultura organizacional, ou seja, aos valores, atitudes, crenças, desejos, etc. que são fortemente influenciados pelas pessoas ou grupos que influenciam diretamente as organizações.

O comportamento aparente está relacionado a todos os aspectos do ambiente e da organização que são sempre observados e se revelam física e formalmente, como os equipamentos, os mobiliários, a tecnologia e etc. Este relacionado ao iceberg representa a parte submersa do mesmo o que não é visível e forma a maior parte. Já o comportamento subjacente está relacionado a cultura organizacional, a parte que não é visível, ou seja, valores, desejos, crenças e outros que são influenciados pelas pessoas e consequentemente influenciam nas organizações. Este relacionado ao iceberg é refletido pela ponta do iceberg que está acima do nível da água, que é aparente, aceitável.

3) Especifique a relação desses dois comportamentos com o iceberg organizacional.

Ao subjacente da organização relacionado ao iceberg, representa a parte submersa do mesmo o que não é visível e forma a maior parte. Já o aparente da organização é refletido pela ponta do iceberg que está acima do nível da água, que é aparente, aceitável.

O comportamento pode ser refletido sob dois aspectos, o aparente e o subjacente, ou seja, o visível e o oculto. No comportamentoaparente temos o que é visto facilmente e aflora nas pessoas, é aceito pela maioria. No subjacente ficam os sentimentos que não são aceitos, as atitudes reprimidas guardadas no inconsciente que não raramentesão identificadas parcialmente nas posturas do dia a dia.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »