TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Projeto de pesquisa: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 17

Anhanguera Educacional

Faculdades de Passo Fundo

Comportamento Organizacional

Ciências Contábeis

1° Semestre

Professora:

Passo Fundo 04 de Abril de 2011

P

refácio

As peças dos quebra-cabeças são maravilhosas, pois vêm com todos os tipos de padrões, tamanhos e cores. Sua diversidade representa a dinâmica das organizações nos dias de hoje. Assim como todas as peças dos quebra-cabeças devem se encaixar, as pessoas precisam trabalhar unidas para que para que os objetivos das organizações sejam atingidos e para conseguir resultados de ótimo desempenho. Assim como os contornos das peças acabam desaparecendo na cena ou quadro final, o mesmo deve ocorrer com os processos, às estruturas e os recursos- devem estar totalmente integrados dentro dos sistemas de excelência da organização.

O atual ambiente de trabalho é um cenário que reúna diverso ponto de vista, idéias novas, intensa solução de problemas e um trabalho em equipe interativo. A paisagem mutante das organizações é um conjunto de peças reunido, mas de um modo dinâmico. Elas estão vivas cheias de cores e possibilidades. O mesmo acontece com o potencial de aprendizado da disciplina que chamamos de comportamento organizacional- o estudo das pessoas e grupos nas organizações. (fundamentos do comportamento organizacional, 2008).

Existe uma nova pedida quando falamos em visão de mundo, novos métodos estão sendo utilizados para superar a crise epistemológica e também a crise psicológica. Através de estudos de sistemas e suas variáveis, estabelece a visão sistêmica. O pensamento sistêmicos define por ser uma nova forma de se ver a realidade.

J

ustificativa

O estudo do comportamento organizacional é fundamental para as pessoas que pretendem se tornar lideranças em grupos de organizações. Nos dias de hoje é impossível o gerenciamento qualitativo, sem o conhecimento aprofundado do comportamento e das manifestações dos integrantes e das organizações em si.

De encontro a isto, nos propomos em nosso grupo a fazermos um estudo profundo sobre o comportamento organizacional, através de pesquisas e encontros para discussão dos temas.

Aprendendo assim as mais variadas aplicações no âmbito do comportamento organizacional, e tendo uma noção de como se deve aplicá-las. Ainda, certamente todos os integrantes do grupo poderão conhecer mais as diversas situações do comportamento organizacional.

C

omportamento Organizacional segundo Karla Sampaio

A

importância

A organização tem papel fundamental na modelagem do comportamento dos seres humanos, e influenciam diretamente na superação das questões que se referem às pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

C

onceito

O Comportamento Educacional consiste no estudo do comportamento humano, as atitudes e ações dos indivíduos na convivência nas organizações.

P

ropósito

O Comportamento Organizacional se propositiva a explicação de determinadas causas e razoes que determinaram a fatos, acontecimentos e fenômenos. Ainda, prevê atitudes e ações voltadas a acontecimentos futuros. Relacionado também, esta o controle, que busca, sobretudo o monitoramento do comportamento humano.

C

aracterísticas

Caracteriza-se por ser uma ciência aplicada de importância crescente na formação de conceitos de psicologia e sociologia, além de representar a convergência gradual das diversas escolas de pensamento, se mostrando ainda preocupada com a satisfação trabalhando a eficácia e a eficiência.

C

omportamento Organizacional

C

onceito

O comportamento organizacional está relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o comportamento organizacional é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação; Também está relacionado com o comportamento grupal: normas, papeis, construção de equipes e conflito e, nesse sentido, baseia-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.

Comportamento organizacional refere-se a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.

Também inclui motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com