TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Artigo I. Comportamento Organizacional: Eficiência/Eficácia

À medida que os administradores lançam mãos de seus recursos, eles devem se empenhar em ser eficazes e eficientes. Os administradores fazem dos recursos da empresa a fim de atingir metas destas. Caso as empresas estejam utilizando os recursos de que se dispõe para alcançar suas metas, seus administradores são considerados eficazes. Quanto mais próxima de alcançar suas metas, mais eficazes são considerados.

Eficiência: É a parte do total dos recursos de uma empresa que contribui para a produtividade durante o processo de produção. Quanto maior essa parte, mais eficiente é o administrador.

04

Capítulo 01 - Sistema Aberto e Sistema Fechado

De acordo com Karla Sampaio, o comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações. No intuito de aumentar a produtividade, reduzindo o absenteísmo e, promovendo assim a cidadania dos indivíduos na organização.

Formalmente definido, comportamento organizacional, CO, é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambientes de trabalho – pequenos e grandes, empresas lucrativas ou sem fins lucrativos.

Ter uma definição clara de CO ajuda obter maior compreensão do trabalho, de si mesmo e de outras pessoas. Também expandir o potencial de sucesso da sua carreira no ambiente de trabalho dinâmicos, mutantes, complexos e desafiadores de hoje e do futuro.

Segundo Idalberto Chiavenato, o Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

Comportamento Organizacional, Andrew J. Dubrin – é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

• Explicar: a explicação refere-se à descrição dos motivos básicos ou processos pelos quais fenômenos ocorrem. Por exemplo, uma compreensão da teoria da liderança explicaria por que uma pessoa é líder mais eficaz do que outro;

• Prever: o prever tem haver com compreensão de uma determinada teoria na sua aplicação. Por exemplo, a compreensão da teoria de liderança ajudaria a prever quais pessoas tendem a ser eficazes como líderes;

• Controle: tem haver com a capacidade de verificação corretiva. Por exemplo, a teoria da liderança pode também, ser útil no controle ou influência sobre as pessoas.

Idalberto Chiavenato, tem a preocupação de estudar o comportamento humano e dos grupos , priorizando a importância que estes têm sobre as instituições, Andrew J. Dubrin, já estuda o comportamento humano e dos grupos, para que as organizações possam melhor controlar e influenciá-los. 05

-Definição de Sistema Aberto e Sistema Fechado

Sistema fechado pode ser distinguido por três níveis: No primeiro, situam-se os sistemas estáticos, compõem-se de estruturas, como exemplo tem-se um mapa do sistema solar. No segundo nível compreende os sistemas dinâmicos simples, como mecanismo de relógio, de movimentos predeterminados. O terceiro nível abrange os sistemas cibernéticos simples, o termostato é um exemplo deste sistema, este dispositivo implica a comunicação e integração de informação, permitindo ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos. Isso implica que o sistema fechado tem estrutura e movimento pré- determinados anteriormente.

Sistema aberto ou auto-regulável é caracterizado pela vida. Onde temos os níveis da célula, que são concebidos por processos de ingestão, excreção e mudança metabólica. A vida vegetal ocorre uma divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas e sementes. No reino animal surgem receptores especializados de informações (olhos, ouvidos, etc.). O ser humano não apenas sabe, mas sabe que sabe. Uma memória altamente desenvolvida, a capacidade de fala e a habilidade de absorver e interpretar símbolos isolam o homem de seus irmãos mais humildes. A organização social não é o individuo, mas o papel por ele desempenhado.

06

Capítulo 02 - Inovação

Artigo II. Pesquisa Sobre o Conceito de Inovação

Artigo III. Perfil dos Entrevistados

Artigo IV.

Gráfico 1 – Sexo dos entrevistados

O gráfico 1 mostra que 60% dos entrevistados homens e 40% da população entrevistadas são mulheres.

Gráfico 2 – Faixa etária dos entrevistados

Quanto a idade, o gráfico 2 evidencia que a 30% dos entrevistados têm entre 45 a 49 anos e o restante em torno de 1%.

07

Artigo V.

Gráfico 3 – O que você observa na hora de comprar um produto inovador?

No gráfico 3 mostra, com relação ao que é observado na hora de comprar um produto inovador, 60% disseram um produto que não agride o meio ambiente e 40% o rendimento do produto.

Gráfico 4 – O que mais chama atenção em um produto que está sendo lançado?

O que mais chama a atenção em um produto que esta sendo lançados, 60% disseram é a marca do produto, 40% um produto inovador com algum diferencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com