TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

Capitulo 1

1- Definindo Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo que busca avaliar o impacto que cada indivíduo produz dentro de uma organização, avalia a dinâmica da organização e como pessoas e grupos se comportam dentro delas. O CO tem como intuito alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional (Quando o colaborador da empresa esta satisfeito com seu trabalho ele se torna mais colaborativo, mais motivado e bem humorado, traz para a empresa a inovação e um bom clima, ambiente agradável e bom para o trabalho, ingredientes indispensáveis para a sustentabilidade e competitividade das organizações). O Comportamento Organizacional tem como finalidade: explicações, previsões e o controle do comportamento humano dentro da organização, dessa forma podemos identificar causa e razões que determinam certos acontecimentos. O fato de ter a previsão esta relacionado a eventos futuros, estabelecendo o resultado para uma ação específica.

O controle é a parte mais difícil, pois envolve a dificuldade que é o monitoramento do comportamento humano, o qual deve ser o foco da organização, toda via é a parte mais importante, pois o controle correto vai gerar eficácia na organização.

O comportamento organizacional é o modo pelo qual uma pessoa ou organização age ou reage na interação com o ambiente em resposta aos estímulos que ela recebe. Organização é um conjunto de pessoas que unem esforços para atingir um objetivo comum, sendo assim, os conhecimentos de comportamento organizacional são aplicados em todos os tipos de ambientes organizacionais. O comportamento organizacional é DISCIPLINA INTERDISCIPLINAR relacionando-se com diversos campos de estudos dentre eles, conceito de psicologia, sociologia, antropologia, ciências políticas entre outras.

O comportamento Organizacional relaciona-se com um conjunto de conceitos a respeito das pessoas e das organizações: Diferenças individuais, a pessoa como um todo, a conduta motivada, o valor das pessoas.

O comportamento organizacional tem por principais oportunidades e desafios:

• Aumentar a produtividade e qualidade de seus produtos e serviços, buscando a satisfação constante do cliente e aprimoramento contínuo do processo organizacional e dos indivíduos que formam a mesma.

• Melhorar as habilidades humanas: motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, ambiente agradável, inserir o individuo no ambiente de forma adequada.

• Administrar a diversidade de trabalho, aprender a trabalhar com pessoas diferentes, ou seja, adaptar-se às diferenças de sexo, raça e etnias das pessoas.

• Globalização, saber lidar com pessoas de diferentes culturas.

• Melhoria das habilidades humanas e interpessoais, fortalecimento dos funcionários e equipes auto gerenciadas.

• Melhoria do atendimento.

• Equilíbrio entre a vida pessoal e vida profissional, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho.

• Melhoria de comportamento ético.

• Estimular inovação e criatividade, os funcionários podem levar uma organização ao seu topo ou afundar a mesma, as organizações devem estimular a criatividade e a tolerância às mudanças em seus indivíduos, o estudo do comportamento organizacional vai ajudar oferecendo ideias e técnicas para realizar esse objetivo.

• Fornecer dicas importantes para um mundo profissional em constante mudança, para superar a resistência à mudança e inovação, é necessário aprender a lidar com a temporariedade, conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade.

2 - Sistema aberto e fechado, comparação definição de comportamento organizacional.

Definição de Comportamento Organizacional por Derek Pugh: “Define que é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Definição de Comportamento Organizacional por John : “ Preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional”.

Essa definição coloca em evidência uma serie de elementos-chaves à compreensão do CO.

Em primeiro lugar, mostra que organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações; em segundo lugar, inclui em seus objetos de estudo o indivíduo, os grupos e o ambiente onde opera a organização; em terceiro lugar, a partir de uma visão sistêmica, procura estudar a inter-relações e interdependências entre os elementos antes citados; em quarto lugar, entende que as organizações como dizia Druker, são ficções legais e, portanto são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas, e, finalmente, se quisermos entender de CO necessitamos estudar atentamente as chamadas Ciências Comportamentais. O uso do método cientifico por certo deverá ser um dos instrumentos privilegiados para tal.

A definição antes proposta por Pugh completa tanto o campo macro organizacional quanto o micro organizacional.

Com base nos dois conceitos, podemos concluir que o Comportamento Organizacional não se limita a estudar maneiras de lucro e sucesso, e sim definir formas que possam ajudar nas Organizações juntamente com os trabalhadores uma melhor forma de comunicação, definição de conduta, a percepção de individuo em grupo, buscando assim que ambas as partes possam ter um desempenho para o andamento da Organização.

O comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores,; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fto.jpg

COMPARATIVO DE SISTEMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com