TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Duas coisas crescem no mundo dos negócios: as metas e as pressões. Dentro da lista (também crescente) de competências essenciais que o funcionário precisa possuir para garantir a sua empregabilidade em mundo sem empregos (mas com muito trabalho) estão duas intimamente ligadas: a resiliência e a saúde (física, mental e espiritual). Além de ser extremamente competente e produtivo, o profissional de hoje precisa de muita saúde para aguentar a sobrecarga de trabalho e pressão à qual é submetido todos os dias. As desordens psíquicas (especialmente a depressão e o estresse) são o segundo maior grupo responsável pelos afastamentos. Em ordem de prevalência, a depressão representa cerca de 65% dos casos seguida por transtornos neuróticos potencializados pelo estresse, esquizofrenia e consumo de álcool e drogas. A neurose e a psicose se manifestam por meio dos seguintes sintomas:

A psicose é um tipo de conflito psíquico que leva a comportamentos compulsivos. Por exemplo, lavar a mão excessivas vezes, ter idéias persecutórias, etc. Já a neurose divide-se em: paranóia, esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva (ou mania e melancolia).

A psicose permite que o indivíduo tenha plena percepção de si e do mundo que o rodeia, pois o seu desenvolvimento psicológico é bastante preservado. Já a neurose, é uma doença mental que desorganiza a personalidade humana, fragmentando-a, fazendo que a pessoa apresente graves distúrbios como por exemplo a esquizofrenia.

A doença mental, também chamada de psicose, se caracteriza por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento. Ele se aliena da percepção de si e do mundo, de uma forma muito grave. Se o indivíduo tem a percepção de si e as suas funções psíquicas ficam preservadas, temos a neurose. A neurose é uma perturbação mental que não compromete as funções essenciais da personalidade manifestando-se por conflitos psíquicos de idéias ou sentimentos.

A neurose é um distúrbio orgânico e cerebral, onde qualquer anomalia na estrutura e no funcionamento cerebral acarreta alterações do comportamento, da afetividade, do pensamento, da memória, das funções motoras, da linguagem, etc. A psicose é uma doença psicológica ocasionada por distúrbios emocionais e físicos, inclusive problemas na adolescência e baixo nível social.

A psicose é uma manifestação oriunda de espíritos malignos, onde a trepanação é a técnica contemporânea para sanar esta disfunção. A neurose também é uma grave doença psicológica, que faz com que a pessoa doente vivencie alucinações e delírios.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

Existem convicções amplamente mantidas pelo convívio social e que nos levam a destacar apenas algumas características de comportamento de algumas pessoas, como se esses aspectos representassem a totalidade do modo de ser e agir desses indivíduos. Esse tipo de percepção tendenciosa faz com que observemos apenas aquelas características que condizem com nossas expectativas prévias. Essas ideias condizem com o conceito de:

a.

Preconceito

b.

Estereótipo

c.

Ultrageneralização

d.

Conformismo

e.

Fixação Afetiva

0,25 pontos

PERGUNTA 3

A paranoia, esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva (ou mania e melancolia) são doenças mentais que se caracterizam por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento normal. Quando se manifesta esta alienação da percepção de si e do mundo, de uma forma mais grave, temos:

a.

Neurose

b.

Neurose Fóbica.

c.

Psicose

d.

Neurose Histérica.

e.

Neurose Obsessiva.

0,25 pontos

PERGUNTA 4

F. Scott Fitzgerald em uma conversa com Ernest Hemingway disse: ”Os muito ricos são diferentes de você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com