TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.282 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

2014

Sumário

Introdução 4

Etapa 1 – Personalidade e Comportamento 5

Relatório Etapa 1 8

Etapa 2 – Motivação, Nível de Stress dos Gestores 9

Relatório Etapa 2 10

Etapa 3 – Definindo e Classificando os grupos 11

Etapa 4 – A Nova Administração 14

Conclusão 16

Referencias 17

Introdução

Neste trabalho apresentaremos um caso de uma empresa familiar no ramo de Pet Shop, onde os proprietários são dois irmãos que compartilharam o mesmo gosto por animais de estimação e o sonho de ter seu próprio negócio.

Foi então gerada a PET GLAMOUR, gerada por motivação mútua e como outra qualquer ao longo do caminho se depararam com dificuldades enormes, então através desses problemas foram estudados os traços de personalidades de cada pessoa desta empresa. Comportamento, percepção, motivação e nível de stress também foram utilizados nessa pesquisa.

Etapa 1

Personalidades e Comportamentos

Para uma melhor compressão identificamos cada traço da personalidade e seu comportamento, e criamos uma tabela para melhor expor nosso entendimento.

TABELA DE COMPORTAMENTO INDIVIDUAL

NOME CARGO TRAÇOS DA PERSONALIDADE (Big Five) DEFINIÇÃO

Alba Lourenzão Sócia EXTROVERSÃO Uma pessoa expressiva que não esconde seus pensamentos e sentimentos. Tem facilidade ao se expor é convicta em suas afirmações.

Anita Túlio Jordão Banho OPOSIÇÃO: ABERTURA Á EXPERIÊNCIA / CONSCIÊNCIA Uma pessoa que não se importa com o trabalho dos outros colegas, não respeita hierarquia, não demonstra interesse e menos ainda busca conhecimentos sobre qualquer assunto da loja. Acaba se tornando uma pessoa não confiável.

Éder Seles Tosa ESTABILIDADE EMOCIONAL / AGRADABILIDADE Uma pessoa autoconfiante em relação ao que faz em comparação com o restante da equipe, porém torna se uma pessoa fria, competitiva demais, uma pessoa antagônica e desagradável.

Elaine Vérner Vendedora ABERTURA Á EXPERIÊNCIA / ESTABILIDADE EMOCIONAL / CONSCIÊNCIA Uma pessoa que demonstra pouco interesse pela loja Apresenta um quadro de saúde preocupante, pode estar depressiva. Além disso, pouco se pode confiar, pois o índice de faltas no trabalho é bem elevado.

João Maria Lourenzão Sócio EXTROVERSÃO / ESTABILIDADE EMOCIONAL Uma pessoa de bom convívio, é convicta ao falar, sabe colocar as palavras e presa o trabalho em equipe. Além de ser autoconfiante nos assuntos da loja mostrando calma para resolver, ao mesmo tempo cobra o mesmo emprenho de todos.

Léa Júlio Jordão Banho ESTABILIDADE EMOCIONAL / AGRADABILIDADE Também é uma pessoa que não se importa com o trabalho dos outros colegas, não respeita hierarquia, não demonstra interesse e menos ainda busca conhecimentos sobre qualquer assunto da loja. Acaba se tornando uma pessoa não confiável.

Leila Xavier Vendedora ABERTURA Á EXPERIÊNCIA / ESTABILIDADE EMOCIONAL / CONSCIÊNCIA Assim como a Elaine também vem demonstra pouco interesse pela loja, Apresentando um quadro de saúde preocupante, pode estar depressiva. Além disso, não se pode mais confiar, pois o índice de faltas no trabalho também está elevado.

Rui Leme Gerente da Loja CONSCIÊNCIA Uma pessoa extremamente organizada, trabalhadora, confiável e bem ativa nos processos da loja.

Modo de Percepção

Comêssemos pela sócia Alba que ao ver o faturamento da empresa cair seus 4%, logo tratou de acusar outra pessoa (no caso seu irmão e sócio João), que não tinha capacidade de administrar as finanças da empresa. Não se propôs a identificar o problema reunir se com todos para achar uma solução.

João completamente ofendido pelas acusações de sua irmã também não se calou e afirmou a falta de gestão de pessoas de Alba e seu total descaso na administração no Pet deixando o completamente sobrecarregado e só para resolver os problemas.

Rui, o Gerente da loja também se culpa pelo declínio financeiro da loja, mas tenta justificar sua falta de controle acusando outra equipe por não respeitar a hierarquia da empresa nas muitas retiradas dos produtos utilizados no tratamento dos animais, não pelo fato de utilizar, mas sim por não avisar as retiradas.

Éder mostrou se pouco preocupado com o resultado, pois se diz totalmente superior aos demais integrantes da equipe. Sendo assim se isenta de qualquer culpa nessa queda de faturamento.

A equipe de vendas não demostrou interesse durante todo o ano, muitas faltas e atrasos, isso denota que pouco se importaram com o resultado apresentado pela empresa. Mesma situação a equipe de banho, onde ficou explicito a falta de interesse e preocupação no trabalho, consequentemente nos resultados.

Relatório ETAPA 1

A Empresa Pet Glamour apresentou vários problemas em todos os departamentos. Onde ninguém se responsabilizou pelo resultado negativo apresentados, a começar pelos proprietários que só fizeram trocar acusações e nenhuma solução.

Claro que, uma empresa que os diretores dão este exemplo, obviamente o restante da empresa vai se isentar de qualquer culpa e procurar apontar os culpados pelo péssimo resultado jogando a culpa uns nos outros.

Vale ressaltar que para descrever cada personalidade elaboramos uma tabela descrevendo cada perfil utilizando as teorias big five representada na página 75 do PLT 111.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com