TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Definição do conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano direcionando ações e atitudes dos indivíduos e grupos nos ambientes organizacionais, é uma área do conhecimento humano que visa a compreensão do funcionamento das organizações. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas , culturais,tecnológicas e políticas. Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho. Busca simultaneamente aumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem ao direcionamento da previsão, explicação, e controle do comportamento humano, tendo como objetivo atingir produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Chiavenato (1999) define que Comportamento Organizacional é uma ciência interdisciplinar que estuda a dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Esta área trata do comportamento individual, como personalidade, atitudes, percepção, aprendizado, motivação. Além disso, o comportamento organizacional também está relacionado com o comportamento grupal, como normas, papéis, construção de equipes e conflitos... Para o autor ainda existe um relacionamento de intercâmbio entre os indivíduos e a organização. O modo pelo qual os objetivos individuais são satisfeitos determina sua percepção do relacionamento.

Para James G. Hunt (1999) o Comportamento Organizacional é um corpo interdisciplinar de conhecimento com forte ligação com as ciências comportamentais da psicologia, sociologia e antropologia, bem como as ciências sociais, tais como a economia e sociologia. O comportamento organizacional é singular em sua dedicação à aplicação e integração desses diversos enfoques para obter uma maior compreensão do comportamento humano nas organizações. O Comportamento Organizacional usa métodos científicos para desenvolver e testar empiricamente suas teorias e conceitos, também utiliza pensamento contingencial para verificar como situações diferentes podem ser entendidas e trabalhadas. O Comportamento Organizacional reconhece que as práticas devem se encaixar nas necessidades de cada situação e não só através de uma forma única ou universal de gerenciar pessoas e organizações.

Portanto, o comportamento organizacional é uma importante ferramenta para se compreender as situações de trabalho e as relações que se estabelecem na empresa entre seus colaboradores; auxilia na resolução de problemas e serve de apoio para os indivíduos e os grupos alcançarem os objetivos da instituição de maneira mais eficaz; além de ajudar na criação de ambientes saudáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com