TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento Organizacional

Introdução.

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que oexercÌcio das funções basicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar.As ameaças organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivÌduos e as equipes nas organizações.

Percepção:

A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro. Quando vemos, tocamos, ouvimos, nos o fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em idéias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estÌmulo. As nossas caracterÌsticas pessoais podem facilitar ou dificultar oprocesso perceptivo. IndivÌduos com problemas de relacionamento apresentam dificuldade em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma acurada, sem deformações. A pessoa que, continuamente, busca uma maior consciÍncia sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rÌgida, preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes dos seus.

Atitudes:

A partir da percepção do meio social e dos outros, vamos organizando as informações recebidas e as relacionamos com afetos - positivos ou negativos - o que nos predispõe favoravel ou desfavoravelmente com relação as pessoas, objetos e situações. A estas predisposições chamamos de atitudes. A aprovação de pessoas importantes para nós ou do grupo social de que participamos exerce um efeito reforçador das nossas atitudes, o que faz com que estas sejam incorporadas ao nosso repertório de comportamento, enquanto que, aquelas que são criticadas, costumam ser rejeitadas. Observa-se, assim, que as atitudes são aprendidas e passÌveis de serem modificadas.

Valores:

A maneira como vemos a vida, as pessoas e o mundo depende dosnossos valores. Eles são componentes dos nossos modelos mentais.Se temos modelos de boa qualidade, teremos uma melhor representaçãoda realidade; se estes são de má qualidade, teremos uma vissão mutilada e deturpada do mundo.Desse modo, como as pessoas têm seus valores e são o ponto departida para uma relação saudavel ou não, as organizações se constroemsobre seus valores.Valores virtuosos como disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e têm sido responsaveis pela longevidade e credibilidade de algumas, por longas décadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com