TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1 Introdução 4

2 Capítulo I – Comportamento Organizacional 5 e 6

3 Capítulo II – Inovação Organizacional 7 e 8

4 Capítulo III – Trabalho em Equipe 9 e 10

5 Capítulo IV – Percepção...................................................................................... 11 e 12

6 Conclusão 13

7 Referências 14

INTRODUÇÃO

O desempenho das organizações depende da união dos esforços e conhecimentos das pessoas que fazem parte dela. Com isso o indivíduo se torna tão ou mais importante como o capital financeiro e estrutural da empresa, interferindo diretamente no bom desempenho e desenvolvimento da organização.

Uma organização só terá um bom desempenho se tiver a participação e o comprometimento de seus colaboradores. Atualmente as transformações tecnológicas e empresarias são cada vez mais constantes. Com isso as pessoas assumiram um papel novo nas organizações. Hoje os colaboradores querem se sentirem valorizados na empresa e são os principais responsáveis por mudanças organizacionais, permitindo inclusive que as empresas estejam voltadas para o cliente. As organizações já não têm por filosofia utilizar termo administrar pessoas, mas sim administrar com as pessoas, como se elas fossem parceiras da organização e não elementos vistos separadamente. A gestão de pessoas é atualmente considerada o grande diferencial competitivo, no qual a empresa vê seu funcionário como principal cliente.

No mundo empresarial de hoje, a criação e a sustentação de vantagem competitiva pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma organização. A administração de recursos humanos mediante a aplicação de conhecimento no campo do comportamento organizacional é, portanto, um recurso essencial com o qual é possível criar e manter vantagem competitiva.

Se a estrutura organizacional for corretamente estabelecida, o retorno será positivo, promovendo maior segurança para a própria consolidação da ordem interna, servindo como pilar parar auxiliar nas tomadas de decisões, ou seja, os setores serão os legítimos representantes daquilo que a empresa produz ou desenvolve o que, conseqüentemente proporcionará maior credibilidade entre os envolvidos no processo, como também maior interação entre a estrutura formal com a informal.

CAPÍTULO 1

1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

A conquista de vantagens competitivas num mercado de rápidas e complexas transformações tem exigido das organizações uma reformulação nos seus sistemas de gestão. As organizações precisam criar consciência da importância das pessoas e da necessidade de gerenciar de maneira constante os processos de mudança através de um novo comportamento organizacional.

Chiavenato (1999, p. 304), define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. De acordo com Vergara (2000 p. 32), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para a administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos. Segundo Wagner III e Holleuberh (2003, p.6 e 7)

Comportamento Organizacional é um campo da pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas Organizações. O Comportamento organizacional tem suas origens no final dos anos de 1940 quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Apesar das intenções de seus fundadores, o campo do comportamento organizacional tem resistido a unificação.

O desenvolvimento organizacional (DO), surge dando uma nova visão à administração onde as organizações são vista como sistemas abertos que passam a olhar o macro-ambiente e sua interferência, visualizando um ambiente globalizado e complexo, exigindo das organizações e seus indivíduos a compreensão de que o comportamento organizacional deverá ser utilizado como uma poderosa ferramenta mediante as complexidades geradas pela chamada sociedade globalizada.

Deve-se associar o estudo do comportamento organizacional a diversos temas importantes como à liderança, motivação, poder, estrutura organizacional, métodos e processos, conhecimento, e as atitudes principalmente relacionadas com as mudanças que acontecem no ambiente externo e que afetam o ambiente interno interferindo de maneira positiva ou negativa nas relações das pessoas contidas dentro das organizações.

1.2 SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

CAPÍTULO 2

2.1 INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com