TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Ed. Compacta. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

O Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

O CO está relacionado com as acções das pessoas no trabalho em organizações. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

O CO também está relacionado com o comportamento grupal: normas, papeis, construção de equipas e conflito e, nesse sentido, basea-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.

Existem aspectos visíveis e superficiais do CO, como as estratégias adotadas pela organização, a fixação de objetivos globais a serem alcançados, as políticas e os procedimentos adaptados, a estrutura organizacional, a autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia utilizada Existem também aspectos invisíveis e profundos do CO, como percepções e atitudes individuais, normas grupais, iterações informais e conflitos interpessoais e intergrupais que são dificilmente percebidos nas organizações, mas que dinamizam e influenciam o comportamento de pessoas e grupos.

As características do CO são próprias e marcantes. Trata-se de uma área do conhecimento humano que é vital para a compreensão do funcionamento das organizações. Serão citadas algumas das principais características, segundo Chiavenato (p. 8), são:

- é uma disciplina científica aplicada. Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados, buscando aumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização;

- adapta uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas, Tudo depende das circunstâncias, e nada fixo ou imutável;

- utiliza métodos científicos. Os fundamentos do CO se baseiam em uma metodologia científica de pesquisa sistemática;

- ajuda a lidar com as pessoas nas organizações, a se entenderem cada vez melhor, assim como é indispensável para toda e qualquer pessoa que pretenda ser bem sucedida na sua atividade com as organizações, dentro ou fora delas.

- psicologia social: com conceitos sobre grupo, dinâmica de grupo, interacção, liderança, comunicação, atitudes, tomada de decisão grupal;

- sociologia organizacional: com teoria organizacional, dinâmica organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com