TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Existem convicções amplamente mantidas pelo convívio social e que nos levam a destacar apenas algumas características de comportamento de algumas pessoas, como se esses aspectos representassem a totalidade do modo de ser e agir desses indivíduos. Esse tipo de percepção tendenciosa faz com que observemos apenas aquelas características que condizem com nossas expectativas prévias. Essas ideias condizem com o conceito de:

a.

Preconceito

b.

Estereótipo

c.

Ultrageneralização

d.

Conformismo

e.

Fixação Afetiva

0,25 pontos

PERGUNTA 2

A doença mental se caracteriza por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento normal. Se o aliena da percepção de si e do mundo, de uma forma mais grave, temos a psicose. Preserva-se no indivíduo a percepção de si e as funções psíquicas, temos a neurose. Os principais tipos de psicoses são:

Esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias;

Obsessiva e fóbica;

Histérica;

Melancolia;

Tristeza e medo.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Os preconceitos estreitam nossa consciência e limitam nossa compreensão do mundo. Negar a existência das atitudes discriminatórias e preconceituosas, não contribui efetivamente para a superação das sérias dificuldades de entendimento interpessoal que surgem, na medida em que adotamos (ou sofremos as consequências) atos discriminatórios. Devemos, sim, procurar rever nossas concepções a respeito de certos temas polêmicos, para que não estejamos agindo de modo incoerente e até injusto diante de algumas pessoas ou grupos. A pessoa preconceituosa acredita que seu modo de pensar é o único correto, não aceitando opiniões ou que tentem convencê-la que a realidade pode ser compreendida de modo diferente do seu. A pessoa mostra as suas convicções de modo radical, não aceitando qualquer tipo de argumento que se oponha à sua maneira de pensar. Quando o interlocutor insiste em mostrar que a situação pode ser entendida de um modo diferente, o indivíduo preconceituoso pode reagir de modo hostil, interrompendo o diálogo, enraivecido com o questionamento de suas ideias, pois algumas características de personalidade se predispõem de modo mais incisivo para o surgimento do preconceito. A partir do que foi relatado, a característica de personalidade que atende ao descrito é:

a.

Rigidez de Pensamento.

b.

Ultrageneralização

c.

Conformismo

d.

Fixação Afetiva.

e.

Componente Cognitivo.

0,25 pontos

PERGUNTA 4

A exclusão das pessoas deficientes do mercado de trabalho tem ocorrido, freqüentemente, não apenas por causa da falta de reabilitação física, mas também pela falta de escolaridade, de qualificação profissional, de meios de transporte adaptados, de apoio das próprias famílias e do empenho (ou ignorância) dos empresários em aplicar a lei em suas empresas, com ofertas de emprego. Hoje, as empresas inclusivas estão realizando um trabalho de inserção tanto de trabalhadores portadores de deficiência física, auditiva, visual e mental como de idosos. Para isso, contemplando as diferenças individuais, elas implementam adaptações arquitetônicas para acesso ao ambiente físico e de procedimentos e instrumentos de trabalho, além de conscientizar todos os funcionários sobre a questão da inclusão. A afirmação nos fala de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com