TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar os aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Estuda três de terminantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem com mais eficácia.

A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais.

As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.

2. DESENVOLVIMENTO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é identificado por sua priorização no indivíduo /grupo dentro da organização, estudando qual é o seu comportamento e o seu nível de organização, quais as suas necessidades e qualidades.

Com o Comportamento Organizacional as organizações conseguem identificar problemas com mais facilidade e implementar correções estratégicas, consegue dar maior liberdade ao individuo/grupo dando oportunidades de criação e demonstração de suas competências. O resultado de uma organização que utiliza o Comportamento Organizacional em seu dia a dia é mais rapidamente alcançado e melhor alcançado. Através de incentivos ao individuo/grupo, o Comportamento Organizacional motiva o desenvolvimento e o crescimento, aumentando a força de vontade e a decisão de vencer.

De acordo com o artigo escrito por Karla Sampaio, o Comportamento na administração é uma ferramenta utilizada para podermos buscar e avaliar o melhor desempenho das pessoas para com as empresas e das empresas para com as pessoas. O comportamento organizacional é que rege uma grande parte dos negócios produtivos e improdutivos de uma empresa. Diversas empresas tratam o Comportamento Organizacional como uma etapa importante para o seu futuro, bem como de seus colaboradores, buscando sempre respostas para um melhor desempenho da produtividade. A utilização de reuniões para obter da melhor forma os objetivos fortalece as ações e atitudes, para tomada de decisões e apoio para o indivíduo/grupo, alcançando produtividade, reduzindo a rotatividade e promovendo cidadania e união.

Comportamento Organizacional orienta as empresas a focarem seus interesses, no desenvolvimento de seus processos e incentivarem a criatividade de seus funcionários individualmente e / ou em grupo, para melhor satisfazer as necessidades da empresa e consequentemente satisfazerem a necessidade de seus clientes.

O Comportamento Organizacional esta sempre procurando explicações e prevenindo causas que geram insegurança para o indivíduo/grupo. Esta iniciativa de prevenção reflete para a organização a melhora do desempenho do indivíduo/grupo, e através desta preocupação com o individuo/grupo a empresa faz com que seus funcionários alcancem equilíbrio profissional e pessoal. Algumas empresas oferecem a seus funcionários maior flexibilidade para compatibilizar assuntos profissionais e pessoais, atuando diretamente no foco de um problema que na maioria das vezes é o motivo pelo qual o desempenho do indivíduo é diminuído. O estimulo de mudança e inovação nas organizações, é o método utilizado para que o trabalho não caia na rotina e fique estagnado enquanto o mercado se desenvolve. As empresas precisam acompanhar este desenvolvimento, para manterem-se concorrentes em um mercado onde tudo muda a todo o momento. Empresas que não acompanham este crescimento/desenvolvimento do mercado perdem espaço gradativamente, até que tenham que fechar suas portas ou acabam falindo.

Segundo o autor Stephen Robbins o comportamento organizacional é basicamente o estudo do comportamento de um individuo, na organização. È levado em consideração o fato das pessoas serem diferentes entre si, são feitos estudos em três áreas diferentes da empresa para que possamos integrar essas pessoas com culturas diferentes, as áreas são os indivíduos, com todas as suas peculiaridades pessoais, os grupos e a estrutura organizacional que esses indivíduos e grupos estão relacionados. Estudando seus aspectos podemos indicar com mais eficiência, os problemas de cada empresa e determinar processos para a melhora eminente. Mas para aplicar e principalmente gerenciar este conhecimento, é necessário que executivos exerçam um bom planejamento, com organização, liderança e controle.

Segundo o autor, Jonh Ivancevich o Comportamento Organizacional preocupa se com o estudo do Comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional. O efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores. O efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Ivancevich analisa o foco das atitudes e instintos providos dos trabalhadores e ressalta o resultado obtido com grupos informais que nada mais são os grupos de amigos que conquistamos em nosso ambiente de trabalho, havendo uma comunicação coloquial a busca de percepções e emoções geradas pela análise psicológica.

Através de uma comparação feita entre sistemas aberto e fechado, podemos entender ainda mais a importância que uma empresa deve dar ao individuo/grupo e a importância de estar sempre se atualizando, reciclando e criando, sendo assim evoluído com o mercado.

No sistema empresarial fechado, não existe integração ou interação com o mundo externo, a empresa independe por decisão própria de qualquer alteração do meio externo e do desenvolvimento do mercado. Os sistemas fechados geralmente estão interligados a um modelo de gestão autoritária, onde opiniões alheias ao pensamento de seu Gestor não são bem vindas, ou até mesmo ouvidas. Devido à falta de interação com o meio externo estas empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com